GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 20 de novembro de 2022

MAIS UMA DO STF

Gilmar impede Justiça Federal de investigar corrupção na FGV

Gilmar impede Justiça Federal de investigar corrupção na FGV e manda caso para a justiça estadual do RJ


Operação da PF, na quinta, gerou burburinho em Brasília com o que se chamou de apreensão de ministros de cortes superiores, incluindo o STF


O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu as investigações de possível esquema de corrupção envolvendo a Fundação Getúlio Vargas (FGV) por considerar que a Justiça Federal não tem competência para seguir com os trabalhos.

A decisão causou perplexidade em Brasília, uma vez que a operação realizada pela Polícia Federal na véspera da decisão de Gilmar teria gerado apreensão em ministros de cortes superiores, incluindo o próprio STF.

Entre as decisões de Gilmar estão a liberação de acesso dos investigados às dependências e computadores da FGV, proibidas pelo juízo federal, bem como a liberação de bens bloqueados.

A PF apura possível esquema que consistia em fraudar licitações e lavar dinheiro com a participação de funcionários e outras pessoas ligadas à fundação, mas a família Simonsen, que criou a FGV, foi o principal alvo da oepração de quinta (17).

Gilmar Mendes acatou pedido da FGV e determinou que a tramitação da investigação deve ser no âmbito da Justiça Estadual do Rio de Janeiro e não na Justiça Federal, anulando decisões do juiz federal Vitor Valpuesta.

O ministro fez uma correlação com a condução da Lava Jato, que promoveu “uma tentativa de expandir a jurisdição da Justiça Federal” e que a incompetência dela “constitui flagrante ilegalidade”.

Gilmar também decidiu remeter o caso ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) por considerar que há “reiterado descumprimento de decisões proferidas” pelo STF.

André Brito


Nenhum comentário:

Postar um comentário