GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 26 de novembro de 2022

MATRÍCULAS

Com novo sistema, Prefeitura do Recife anuncia inicio de matrícula on-line para novatos


As inscrições acontecem a partir da próxima terça-feira (29) até 19 de dezembro



Com novos sistema e formato de cadastro, a Secretaria de Educação do Recife inicia, na próxima terça-feira (29), as matrículas 2023 da Rede Municipal de Ensino para estudantes novatos. O cadastro é realizado de forma on-line através do site Matrícula Online ou pelo Conecta Recife. As inscrições seguem até 19 de dezembro. São ofertadas 18.384 vagas divididas em Educação Infantil (8.689), Ensino Fundamental (8.045) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) (1.650). 

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino do Recife conta com 333 unidades, sendo 237 escolas e 96 unidades de educação infantil e 93 mil estudantes. Os alunos que já estudam nas escolas e creches do município estão automaticamente matriculados e não precisam realizar o processo. 

De acordo com o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, o novo sistema de matrículas prioriza os cadastros dos estudantes que mais precisam e não dos que realizam a matrícula primeiro. 

“No ano passado, a gente entende que era um critério que tecnicamente poderia parecer justo, mas não necessariamente era, porque o critério onde quem primeiro acesso consegue a vaga beneficia famílias mais conectadas e que têm uma estrutura melhor. Agora vamos poder cadastrar todas as famílias até o dia 19 de dezembro e, só a partir daí, fazer a alocação das vagas, criar uma fila de atendimento e priorizar aqueles que mais precisam. Antes quem chegava primeiro conseguia a vaga, agora o principal é atender quem mais precisa”, afirmou o secretário. 

Nas matrículas 2023, as vagas só serão distribuídas após o final do período de cadastro, contando com o auxílio de um algoritmo inteligente do sistema, baseando-se em critérios estabelecidos por priorização.

Para a Educação Fundamental e EJA, alguns dos principais critérios por priorização são: residir no Recife, possuir irmão na mesma escola e a família estar cadastrada no CadÚnico.

Já para os novatos que desejam ingressar na Educação Infantil, a ideia é utilizar critérios sociais, visando a garantir primeiro a vaga de quem mais precisa. Para isso, algumas regras são: estar sob guarda de instituição de acolhimento, estar cadastrado no CadÚnico (extrema pobreza ou pobreza), ser filho(a) de mãe adolescente, possuir irmão na mesma escola ou ser estudante com deficiência.

“Todas as vagas vão ficar disponíveis em todo o período de cadastro, e os pais ou responsáveis vão poder visualizar as escolas que estão ofertando as vagas e realizar o cadastro durante todo o período. O sistema está vindo bem mais simples e vai marcar alguns critérios importantes”, afirmou Fred Amancio. 

De acordo com a secretaria, os principais avanços do novo sistema são, além de atender quem mais precisa: tornar a utilização mais simples; ter visão da demanda real da rede; melhorar a gestão do processo de matrícula, e organizar a fila digital de atendimento da Educação Infantil para o ano inteiro.

Etapas de matrícula 
No sistema, o usuário poderá escolher várias escolas (ao menos, três unidades), ordenando conforme sua preferência por distância (geolocalização) ou qualidade, baseada no Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb). Os pais ou responsáveis serão comunicados do atendimento das vagas por e-mail ou WhatsApp no dia 23 de dezembro

Com base nas informações repassadas pela prefeitura no dia 23, no período de 3 a 13 de janeiro de 2023, os pais ou responsáveis devem ir até a escola com toda a documentação necessária. A matrícula só está garantida com a entrega dos documentos. 

Computadores disponíveis
Para as famílias que não possuem acesso à internet, a Prefeitura do Recife disponibiliza 46 pontos de apoio (33 unidades escolares e 13 unidades de tecnologia na educação) com computadores para a realização do processo. Em caso de dúvidas, os interessados devem ligar para o 0800.200.6565, das 8h às 17h, de segunda a sexta. A lista completa dos locais pode ser acessada a no Portal da Educação do Recife e no Conecta Recife

“Caso você não tenha um amigo, um familiar que possa te ajudar com o processo ao longo desses 20 dias, estamos disponibilizando 46 pontos de apoio com computadores que as famílias vão poder utilizar, mas novamente, o sistema é tão simples que ela pode ser feito em casa com o apoio de algum vizinho, com o apoio da família, que pode ser feito esse preenchimento”, explicou o secretário.

Para o preenchimento do cadastro, será obrigatório o CPF do estudante. Desde 1º de janeiro de 2018, a Corregedoria Nacional de Justiça, através do Provimento nº 63, tornou obrigatória a inclusão do CPF nos registros e certidões de Nascimento pelos Cartórios de Registro Civil de todo o Brasil, facilitando o processo de documentação das crianças.

Caso o estudante, nascido antes do ano de 2018, ainda não possua o CPF, a prefeitura realiza mutirão para emissão do CPF no Compaz Eduardo Campos, no bairro da Linha do Tiro, na Zona Norte da cidade. 

Creches com mais vagas
Para o ano letivo de 2023, a Prefeitura do Recife anuncia a ampliação da oferta em 2 mil novas vagas em creches em comparação com o final de 2020. O número representa aumento de 30% na quantidade já ofertada na Rede Municipal da cidade, saltando de 6,5 mil para 8,5 mil vagas. 

Por Tarsila Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário