GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

NÁUTICO - DEBANDADA NOS AFLITOS

Mais da metade dos jogadores utilizados pelo Náutico na temporada deixaram o clube

31 jogadores já deixaram o Timbu em 2022 (Foto: Tiago Caldas/CNC)


Dos 60 que entraram em campo, 31 já foram transferidos para outras equipes


Quando um time é rebaixado para uma divisão abaixo, é normal que haja uma reformulação no elenco para a temporada seguinte. E a história se repetiu no Náutico em 2022. Em um ano que terminou com a queda para a Série C do Campeonato Brasileiro, o clube alvirrubro decidiu mudar completamente seus jogadores e começar do zero em 2023, buscando uma retomada. Diante disso, dos 60 atletas utilizados pelo Timbu neste ano, 31 já não fazem mais parte do grupo.

Com Campeonato Pernambucano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série B no calendário deste ano, o Náutico teve que contar com um elenco mais numeroso de jogadores, aproveitando também crias das categorias de base, pela necessidade de rodízio e priorização de competições, já que as datas das partidas eram próximas. O problema é que o desempenho caiu muito, e apesar do título estadual e o terceiro lugar no Nordestão, a eliminação na primeira fase da copa nacional e o rebaixamento na lanterna desgastam algumas peças. O clube foi obrigado a buscar no mercado nomes para tentar fortalecer o grupo, como Victor Ferraz, Souza, Jonathas Jesus e Geuvânio, porém o tiro saiu pela culatra e o futebol apresentado não satisfez.

O orçamento curto impediu muitas contratações de peso, então várias apostas foram feitas. O elenco foi se renovando ao longo da temporada e, antes do término da Segundona, 18 jogadores já haviam deixado a equipe. Após o término do campeonato, mais 12 atletas se despediram do time. Até a pré-temporada para 2023, que começa no início de dezembro, mais saídas devem acontecer. 

As posições que mais sofreram com trocas de jogadores ajudam a explicar o insucesso que o Náutico teve na temporada. Com uma fragilidade defensiva que já acontece desde 2020, sete zagueiros e quatro laterais não permanecem mais no clube alvirrubro. Junto a eles tem o goleiro Lucas Perri, grande destaque no ano, mas que se transferiu para o Botafogo na janela de transferências do meio do ano.

O sistema ofensivo também deixou a desejar. Mesmo não sendo um dos piores da Série B, a falta de gols foi grande no Timbu. Para se ter uma ideia, o artilheiro do time na competição foi Geuvânio, com apenas quatro gols. Em seguida vinha o volante Richard Franco, com três. Por isso, 10 atacantes se desligaram da equipe ao longo de 2022. Cinco volantes e quatro meias completam a lista.

Jogadores que não estão mais no elenco

Goleiro: Lucas Perri
Laterais: Thiago Ennes, Hereda, Ailton Silva e João Lucas
Zagueiros: Camutanga, Carlão, Rafael Ribeiro, Bruno Bispo, Maurício, Wellington e Arthur Henrique
Volantes: Alemão, Rhaldney, Jobson, Richard Franco, Wagninho
Meias: Vargas, Eduardo Teixeira, Juninho Carpina e Thomaz
Atacantes: Ewandro, Niltinho, Leandro Carvalho, Álvaro, Kauan Maranhão, Pedro Vitor, Luis Phelipe, Geuvânio, Éverton Brito e Jonathas Jesus

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário