GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 15 de novembro de 2022

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Confira o que abre e o que fecha na RMR nesta terça (15), feriado da Proclamação da República

Comércio de rua no Recife - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco


Shoppings abrirão em horário especial. Comércio do Centro do Recife e bairros funcionarão normalmente



Nesta terça-feira (15) é celebrado o Dia da Proclamação da República. A data marca o dia em que o Marechal Deodoro da Fonseca, que liderava militares insatisfeitos com o governo monárquico, deu um golpe de estado no Impérioexpulsando a família real do poder e instituindo uma república no Brasil, em 1889. No ano seguinte ao ato, a data passou a ser feriado nacional instituído em lei.

Em Pernambuco, o comércio do Centro do Recife e bairros funcionarão normalmente nesta terça, já que, a partir da data, os estabelecimentos passarão a funcionar todos os dias, de domingo a domingo, inclusive em feriados, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Já os shoppings da Capital pernambucana e Região Metropolitana abrirão as portas em horário especial. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife será montada nesta terça-feira. Bancos não funcionarão.

Confira o que abre e o que fecha no Recife e Região Metropolitana no feriado de 15 de novembro:

Centro do Recife e bairros - funcionam normalmente. O horário fica a critério do lojista

Shoppings
Recife

- Shopping Recife - 12h às 21h
- RioMar Shopping - 12h às 21h
- Shopping Boa Vista - 11h às 19h
- Shopping Tacaruna - 12h às 21h
- Plaza Shopping - 12h às 21h
- Shopping ETC - 12h às 18h

Olinda
Shopping Patteo Olinda - 12h às 21h

Paulista
Paulista North Way Shopping - 12h às 21h

Camaragibe
Camará Shopping - 12h às 21h

Jaboatão dos Guararapes
- Shopping Guararapes - (normal) 9h às 22h

Cabo de Santo Agostinho
- Shopping Costa Dourada - 10h às 22h

Igarassu
- Shopping Igarassu - 12h às 20h

Moreno
- Recife Outlet - 9h às 21h

TJPE
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) vai funcionar em regime de Plantão Judiciário nesta segunda (14) e terça (15). Nas datas, unidades judiciárias de 1° e 2° Graus do Poder Judiciário estadual vão atuar em esquema de plantão, com atendimento remoto voltado apenas para demandas de urgências de caráter cível e criminal, como habeas corpus, mandados de segurança e medidas cautelares, entre outros. O horário de funcionamento dos plantões será das 13h às 17h.

Bancos
Os bancos não abrem no feriado da Proclamação da República, segundo informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O atendimento ao público volta a ocorrer normalmente na quarta-feira (16).

Nesta segunda (14) e terça (15), todas as unidades, inclusive a sede e as lojas nos shoppings e Expressos Cidadão do Detran Pernambuco estarão fechadas.

Prefeitura do Recife
Devido ao feriado do Dia do Servidor Público, tranferido para esta segunda (14) e ao Dia da Proclamação da República, nesta terça-feira (15), alguns serviços públicos da Prefeitura do Recife terão horários de funcionamento alterados. O edifício-sede da PCR estará fechado e as atividades do prédio e atendimento ao público serão retomados normalmente na quarta-feira (16). 

Saúde - Nesta segunda-feira (14), a vacinação contra Covid-19 vai ocorrer normalmente, sem agendamento, das 9h às 19h, nos shoppings RioMar, no Pina; Recife, em Boa Viagem; e Boa Vista, na área central da cidade. Já o centro de vacinação infantil do Sítio Trindade, em Casa Amarela, vai funcionar das 8h às 16h, aplicando o imunizante nas crianças de 5 a 11 anos. 

Na terça-feira (15), a imunização anticovid ocorre das 12h às 19h, nos shoppings RioMar, no Pina; e Recife, em Boa Viagem. No Boa Vista, na área central da cidade, a imunização acontece das 11h às 19h. O centro de vacinação infantil do Sítio Trindade, em Casa Amarela, vai funcionar das 8h às 16h, aplicando o imunizante nas crianças de 5 a 11 anos. Os demais pontos, tanto agendados quanto por demanda espontânea, reabrem na quarta-feira (16). 

Além disso, os pontos de testagem da Covid-19 instalados no Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela; no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem; e no Centro de Saúde Dr. José Dustan, na Iputinga, também estarão realizando, das 8h às 17h, os exames para detectar o novo coronavírus.

Para ter acesso aos testes nesses locais, não é preciso agendar. Aqueles que preferirem, podem marcar o horário no aplicativo ou site Conecta Recife, clicando na aba Vamos Testar. A testagem para Monkeypox não funcionará nas datas. 

Cinco Upinhas vão funcionar durante o feriadão, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da Atenção Básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Profº. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª. Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

Também estarão funcionando, durante o feriadão, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira). 

O Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, estará com seus serviços ambulatoriais suspensos nesta segunda e terça, mas continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas.

O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima, em Casa Amarela; Professor Bandeira Filho, em Afogados, e Arnaldo Marques, no Ibura.

Para a vacinação antirrábica e antitetânica, a Policlínica Barros Lima, em Casa Amarela, funcionará das 7h às 19h. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na quarta-feira (16). O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

Cultura - Os museus e espaços expositivos mantidos pela Prefeitura do Recife estarão fechados na quarta-feira, durante o feriado da Proclamação da República. 

Procon - Nesta segunda-feira (14), não haverá expediente na sede do Procon Recife, localizado na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Boa Vista, e em seus postos de atendimento localizados nos Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; Dom Helder, no Coque.

A população pode registrar reclamações no site procon.recife.pe.gov.br e denúncias no e-mail denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br. O atendimento presencial volta a ser oferecido pelo órgão municipal na quarta-feira (16).

Mercados públicos - Nos feriados, os mercados públicos do Recife funcionam entre 6h e 13h.

Mulher - Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife e o Centro Municipal Júlia Santiago, no Pina, estarão fechados nas datas. A exceção é o Centro de Referência Clarice Lispector, localizado na rua Dr. Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro, que funciona de domingo a domingo, 24h por dia e o Serviço Especializado Regionalizado Clarice Lispector, localizado na Avenida Recife, 3585, no bairro do IPSEP, que funciona das 7h às 19h, de segunda a domingo.

Trânsito - Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento às pessoas idosas, gestantes e com deficiência, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos nesta segunda (14) e terça-feira (15).

Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriadão, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078.

A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, em Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na quarta-feira (16), das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no site cttu.recife.pe.gov.br.

Assistência Social e Direitos Humanos - Nesta segunda (14) e terça-feira (15) não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP). O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionarão.

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José; e o Naíde Teodósio, em Santo Amaro, permanecem com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.

Compaz - No feriado desta terça (15), todos os Compaz não funcionarão.

Hospital Veterinário do Recife - O local estará fechado nesta segunda e terça, e reabre para a população na quarta-feira (16), das 7h às 18h.

Turismo e lazer - A Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará montada e disponível para a população neste dia 15 de novembro. Os parques Santana e Macaxeira estarão abertos normalmente. Nesta terça, começa no Teatro do Parque, a 12ª edição do Animage - Festival Internacional de Animação de Pernambuco, com competição internacional de curtas, mostras especiais e atividades formativas. A programação segue até o dia 20 de novembro. 

Esportes - As 23 unidades da Academia Recife estarão fechadas nos dias 14 e 15 de novembro, retornando ao funcionamento normal na quarta-feira (16). O mesmo esquema será aplicado ao Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão).


Agências de Emprego e Sala do Empreendedor - Não haverá atendimento ao público nos locais nesta segunda e terça. Os serviços retornam na quarta-feira (16). das 8h e 16h.

Jardim Botânico do Recife - O Jardim Botânico do Recife, equipamento ligado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, estará fechado nesta segunda (14) e terça-feira (15). Na quarta-feira (16), a visitação volta ao normal, das 9h às 15h, com entrada gratuita.

Por Portal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário