GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 10 de novembro de 2022

SAÚDE

Teste da Orelhinha reforça atenção à saúde auditiva promovida pela Prefeitura do Recife

FOTO: IKAMAHÃ / SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE


A Triagem Auditiva Neonatal (TAN), popularmente conhecida como Teste da Orelhinha, permite verificar a presença de anormalidades na audição dos recém-nascidos. O exame, que deve ser realizado 48 horas após o nascimento e, idealmente, até o primeiro mês de vida, é o principal meio de detectar, precocemente, a impossibilidade ou dificuldade de ouvir. A importância do exame é lembrada neste Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, celebrado nesta quinta-feira (10). 

No Recife, a Secretaria de Saúde (Sesau) municipal oferece o exame nas suas quatro maternidades - Barros Lima, em Casa Amarela, Bandeira Filho, em Afogados, e Arnaldo Marques, no Ibura, além do Hospital da Mulher, no Curado. Só este ano, 8.388 testes foram realizados nos equipamentos municipais, a fim de prevenir e diagnosticar precocemente doenças auditivas ou surdez, seja adquirida ou congênita. 

“Esse processo de triagem neonatal na criança no primeiro mês de vida é o primeiro passo de um processo de atenção à sua saúde auditiva. O exame é fundamental para que o diagnóstico da criança seja concluído de forma ágil e o tratamento iniciado rapidamente, minimizando os demais prováveis problemas decorrentes”, detalha a coordenadora do setor de Fonoaudiologia do Hospital da Mulher do Recife, Nádia Narcisa Garcia Sousa. 

O teste, que é rápido, indolor e não tem contraindicação, dura em torno de cinco a 15 minutos. Durante o exame, uma sonda é introduzida no ouvido do bebê, emitindo um som, semelhante a um “clique”, captando seu retorno sonoro e vibração. Caso a triagem levante suspeita de alguma anormalidade, o bebê é encaminhado para uma avaliação otológica e audiológica, através do Sistema de Regulação, na Rede Municipal de Saúde. 

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À SURDEZ - A data, comemorada no dia 10 de novembro, busca promover a educação, conscientização e prevenção para os problemas advindos da surdez. 

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário