GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 15 de novembro de 2022

SPORT - ESPAÇO PARA A GAROTADA

Sub-20 do Sport pronto para ter mais espaço no profissional: 'Confio de olhos fechados'

Técnico Sued Lima, os atletas Diego, Juan Xavier e Fábio, e o auxiliar Luan Moreira (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)


Treinador da categoria, Sued Lima respalda os meninos com números na temporada, e cita também o desempenho técnico e o foco dos atletas


Nos últimos anos, sempre que chega o período de intertemporada, tem sido recorrente entre os torcedores do Sport o pedido para que os atletas da base sejam utilizados na disputa do Campeonato Pernambucano. Seja como forma de ‘desafogo’ do profissional, que no primeiro semestre disputa também a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil, e que por conta disso reduz a quantidade de treinamentos entre os jogos, ou mesmo como forma de dar mais visibilidade aos pratas da casa. E em 2023, a expectativa não deve fugir à regra.

Se de fato o Sport adotar essa política neste ano, a geração está preparada. É o que garante o treinador do Sub-20, Sued Lima, que toma como base para respaldar os meninos os números apresentados na temporada. Além disso, cita também o desempenho técnico e o foco dos atletas que, aos poucos, têm servido o futebol profissional nos últimos dois anos.

“Depende muito do projeto do clube. Quem encabeça, tem que tomar a atitude de fazer isso. A estrutura do Sub-20 do Sport hoje já é de profissional. E essa geração, de atletas nascidos 2002 e 2004, é uma geração que pode suportar esse projeto, caso o Sport queira seguir. Confio neles de olhos fechados”, crava o treinador do Sub-20 leonino.

E mesmo ainda tão jovens, boa parte dos garotos do Sport já carregam consigo uma bagagem de serviço prestado no profissional do clube, ainda que de forma inicial. Entre os sete que treinaram rotineiramente ao longo de 2022 com o elenco principal, quatro já entraram em campo, sobretudo no início do ano, comandados pelo paraguaio Gustavo Florentín. Os de maior minutagem foram o volante ìtalo, com 669 minutos em 11 jogos, e o atacante Paulinho, que jogou oito vezes, permanecendo 174 minutos em campo.

Os laterais Victor Gabriel (80 minutos em três jogos) e Diego (45 minutos em um jogo), também defenderam o profissional do Sport. Até mesmo o zagueiro Marcelo Ajul, que não chegou a atuar neste ano, já fez a sua estreia já com vivência na Série A de 2021. O goleiro Adriano, e o atacante Riquelmy têm aguardado suas primeiras oportunidades.

Riquelmy, a propósito, mesmo aos 17 anos, já é visto como uma promessa pelos rubro-negros. O atacante foi fundamental na campanha impecável do título Pernambucano da categoria, com 14 vitórias em 14 jogos. Só ele balançou as redes 10 vezes, sagrando-se artilheiro da competição nos oito jogos que disputou.

Apesar da euforia da torcida, o treinador alerta que a cobrança precisa ser alinhada com a confiança e a paciência com os garotos. “A torcida é extremamente exigente. Da mesma forma que pede, se o resultado não estiver acontecendo ela vai cobrar com veemência. E é preciso entender que esses ministros são sub-20 e quando vão pro profissional ainda ainda estão num processo de formação. Mas eles já têm dado sinais de reagir bem à pressão, como na final do Pernambucano, quando vencemos de virada o Náutico, sob cobrança e apoio na Ilha do Retiro”, garante Sued Lima.

Atletas Sub-20, regulamente treinando no profissional do Sport

Adriano (goleiro)
Diego (lateral direito): 1 jogo = 45 minutos
Victor Gabriel (lateral esquerdo): 3 jogos = 80 minutos*
Marcelo Ajul (volante/zag)*
Ítalo (volante): 11 jogos = 669 minutos*
Paulinho (atacante): 8 jogos = 174 minutos*
Riquelmy (atacante)

* Também jogaram pelo profissional em 2021

Copa São Paulo

5 jogos
3 vitórias 
2 derrotas
10 gols marcados
6 gols sofridos

Avançou até a terceira fase, com elenco com média de idade de 17,7 anos.

Pernambuco Sub-20

14 jogos
14 vitórias 
55 Gols marcados
4 sofridos.

Brasileiro de Aspirantes

8 jogos
3 vitórias 
3 Empates
2 derrotas
10 gols marcados
8 gols sofridos 

Foi até às quartas de final., pontuando que o aspirantes é Sub-23 e o clube atuou com 80% do elenco sendo sub-20.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário