O peso da camisa um do Sport - De Mailson à Saulo, retratos de uma temporada marcada pelo fracasso
Nesta temporada, a posição passou por uma profunda crise na Ilha do Retiro (Foto: Rafael Bandeira/SCR)
No mundo do futebol, o Sport sofreu com o mantra fundamental nesta Série B: 'Todo grande time começa com um grande goleiro'
A lendária camisa um do Sport - marcada por uma trajetória de 117 anos, teve passagens de verdadeiras lendas na meta como Manga, Bosco e Magrão. Desde a saída de um dos melhores goleiros da história do clube em 2019, os torcedores vivem a expectativa do nascimento de um novo ídolo sob as traves. Nesta temporada, a posição contou com Mailson, Carlos Eduardo e Saulo todos tiveram um fator em comum: foram massacrados pelas críticas da torcida.
Na montanha-russa do futebol, o goleiro convive com dois extremos indo do céu ao inferno durante uma partida. Nesta temporada, a posição passou por uma profunda crise na Ilha do Retiro e até o principal nome Mailson enfrentou críticas e desconfianças.
Após a transferência do goleiro da base para o futebol árabe, o reserva imediato Carlos Eduardo, não soube aproveitar a oportunidade. Com isso, a diretoria rubro-negra decidiu contratar o goleiro Denis. Contudo, o atleta teve apenas 90 minutos com a camisa do Leão. O arqueiro sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo no treinamento. No fim, Saulo assumiu a meta, e terminou falhando no momento mais importante da temporada.
MAILSON

Mailson, criado na Ilha do Retiro, conhecido nas categorias de base pelo apelido de "Filho do Magrão" por seu histórico de defesas de pênaltis. Desde cedo, o jovem goleiro sabia da responsabilidade de substituir uma verdadeira lenda debaixo das traves. Na temporada de 2021, apesar do rebaixamento, o goleiro teve boa participação durante a Série A.
Com a virada do ano, na Série B, entre os bons e os maus momentos, houve uma pressão enorme sobre o goleiro. De acordo com o presidente do Sport, Yuri Romão, o atleta pediu para ser negociado para o Al Taawoun, da Arábia Saudita. Dessa forma, a única forma de conseguir mitigar o prejuízo foi "antecipando" a saída para obter um retorno financeiro, visto que o atleta poderia assinar pré-contrato com outra equipe.
Partida: 19 jogos
Defesa: 56
Média: 2.95
CARLOS EDUARDO

Contratado em 2020, Carlos Eduardo veio com a referência de ter sido o goleiro com mais defesas difíceis na Série B - 2019. Com o status, o arqueiro chegou ao Sport para se tornar a principal sombra para Mailson. Porém, o primeiro ano de clube foi marcado pela frustração - com poucas chances devido ao excelente momento do concorrente na posição.
No entanto, na temporada 2022, com a insegurança do titular e o status do goleiro, possibilitou com que a torcida reivindicasse a titularidade do atleta. Com a confirmação da saída de Mailson, o reserva imediato assumiu o posto na meta do Leão. Porém, foram apenas quatro partidas, marcadas principalmente pela deficiência técnica, por exemplo, na falha grotesca no jogo contra o Ituano.
Partida: 4 jogos
Defesa: 8
Média: 1.33
SAULO

Em agosto de 2021, o goleiro Saulo desembarcou na Ilha do Retiro como uma oportunidade de mercado. No entanto, a estreia teve que ser adiada para a próxima temporada, por conta de erro nas inscrições dos últimos reforços contratados pelo Sport para o Brasileiro da Série A. Em vista do equívoco na inscrição, o clube optou pela renovação de contrato com o jogador.
Com a transferência de Mailson, Carlos Eduardo demonstrando baixo desempenho em campo e Denis machucado, o técnico Claudinei Oliveira ofereceu a chance para Saulo na meta. Apesar da estreia positiva na vitória sobre o CSA, a insegurança começou a ser vista nos jogos seguintes, culminando na principal partida da temporada, contra o Vasco, quando o goleiro espalmou a bola para frente e, no rebote do time carioca, o arqueiro cometeu a penalidade.
Partida: 14 jogos
Defesa: 15
Média: 1.07
DP
Nenhum comentário:
Postar um comentário