GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

SPORT - GOLEIROS

O peso da camisa um do Sport - De Mailson à Saulo, retratos de uma temporada marcada pelo fracasso

Nesta temporada, a posição passou por uma profunda crise na Ilha do Retiro (Foto: Rafael Bandeira/SCR)


No mundo do futebol, o Sport sofreu com o mantra fundamental nesta Série B: 'Todo grande time começa com um grande goleiro'


A lendária camisa um do Sport - marcada por uma trajetória de 117 anos, teve passagens de verdadeiras lendas na meta como Manga, Bosco e Magrão. Desde a saída de um dos melhores goleiros da história do clube em 2019, os torcedores vivem a expectativa do nascimento de um novo ídolo sob as traves. Nesta temporada, a posição contou com Mailson, Carlos Eduardo e Saulo todos tiveram um fator em comum: foram massacrados pelas críticas da torcida. 

Na montanha-russa do futebol, o goleiro convive com dois extremos indo do céu ao inferno durante uma partida. Nesta temporada, a posição passou por uma profunda crise na Ilha do Retiro e até o principal nome Mailson enfrentou críticas e desconfianças.

Após a transferência do goleiro da base para o futebol árabe, o reserva imediato Carlos Eduardo, não soube aproveitar a oportunidade. Com isso, a diretoria rubro-negra decidiu contratar o goleiro Denis. Contudo, o atleta teve apenas 90 minutos com a camisa do Leão. O arqueiro sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo no treinamento. No fim, Saulo assumiu a meta, e terminou falhando no momento mais importante da temporada.
 
MAILSON 
<i>(Foto: Anderson Stevens/SCR)</i>
  
Mailson, criado na Ilha do Retiro, conhecido nas categorias de base pelo apelido de "Filho do Magrão" por seu histórico de defesas de pênaltis. Desde cedo, o jovem goleiro sabia da responsabilidade de substituir uma verdadeira lenda debaixo das traves. Na temporada de 2021, apesar do rebaixamento, o goleiro teve boa participação durante a Série A. 

Com a virada do ano, na Série B, entre os bons e os maus momentos, houve uma pressão enorme sobre o goleiro. De acordo com o presidente do Sport, Yuri Romão, o atleta pediu para ser negociado para o Al Taawoun, da Arábia Saudita. Dessa forma,  a única forma de conseguir mitigar o prejuízo foi "antecipando" a saída para obter um retorno financeiro, visto que o atleta poderia assinar pré-contrato com outra equipe.

Partida: 19 jogos
Defesa: 56
Média: 2.95

CARLOS EDUARDO
<i>(Foto: Anderson Stevens/SCR)</i>

Contratado em 2020, Carlos Eduardo veio com a referência de ter sido o goleiro com mais defesas difíceis na Série B - 2019. Com o status, o arqueiro chegou ao Sport para se tornar a principal sombra para Mailson. Porém, o primeiro ano de clube foi marcado pela frustração - com poucas chances devido ao excelente momento do concorrente na posição. 

No entanto, na temporada 2022, com a insegurança do titular e o status do goleiro, possibilitou com que a torcida reivindicasse a titularidade do atleta. Com a confirmação da saída de Mailson, o reserva imediato assumiu o posto na meta do Leão. Porém, foram apenas quatro partidas, marcadas principalmente pela deficiência técnica, por exemplo, na falha grotesca no jogo contra o Ituano. 

Partida: 4 jogos
Defesa: 8
Média: 1.33


SAULO
<i>(Foto: Rafael Bandeira/SCR)</i>

Em agosto de 2021, o goleiro Saulo desembarcou na Ilha do Retiro como uma oportunidade de mercado. No entanto, a estreia teve que ser adiada para a próxima temporada, por conta de erro nas inscrições dos últimos reforços contratados pelo Sport para o Brasileiro da Série A. Em vista do equívoco na inscrição, o clube optou pela renovação de contrato com o jogador.

Com a transferência de Mailson, Carlos Eduardo demonstrando baixo desempenho em campo e Denis machucado, o técnico Claudinei Oliveira ofereceu a chance para Saulo na meta. Apesar da estreia positiva na vitória sobre o CSA, a insegurança começou a ser vista nos jogos seguintes, culminando na principal partida da temporada, contra o Vasco,  quando o goleiro espalmou a bola para frente e, no rebote do time carioca, o arqueiro cometeu a penalidade.

Partida: 14 jogos
Defesa: 15
Média: 1.07

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário