GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 12 de novembro de 2022

VACINAÇÃO

Recife inicia vacinação contra covid-19 para bebês de 6 meses a 2 anos com comorbidades

Vacinação contra Covid-19 - Foto: Divulgação


Quatro centros de vacinação da cidade estarão à disposição; imunização será feita mediante agendamento



Começa neste sábado (12), a vacinação no Recife contra covid-19 para bebês de seis meses a dois anos de idade com comorbidades, listadas no Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da vacina, elaborado pelo Ministério da Saúde (MS). Para a imunização deste grupo, será necessário realizar cadastro e agendamento no site ou aplicativo do Conecta Recife a partir das 18h desta sexta-feira (11). 

De acordo com o Ministério da Saúde, a estimativa, baseda no IBGE, é que na capital pernambucana, são 4.758 meninas e menos com comorbidades nesta faixa etária. O município recebeu do órgão federal doses suficientes para atender cerca de duas mil crianças e, em função disso, vai concentrar os imunizantes em quatro Centros de Vacinação da cidade.

São eles: Shopping Recife, em Boa Viagem; no Riomar Shopping, no Pina; no Shopping Boa Vista, área central da cidade; e no Sítio Trindade, em Casa Amarela. A vacina será aplicada de domingo a domingo (consultar horários de cada local), sendo necessário fazer o agendamento pelo site ou aplicativo do Conecta Recife.

Entre as comorbidades citadas, estão: síndrome de downdiabetes mellitus, as pneumopatias crônicas graves, anemia falciformedoenças cardiovascularesobesidade gravedoença renalcirrose hepática e imunossuprimidos. A lista completa das condições está disponível no Conecta Recife. A definição foi apresentada pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e validada junto aos representantes municipais em encontro da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizado nesta quinta-feira (10).

De acordo com a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina utilizada para este público será a Pfizer Baby, que possui um frasco com a tampa na cor vinho e é diferente dos demais imunizantes do laboratório. O esquema vacinal dos bebês de seis meses a dois anos será feito em três doses: sendo as duas primeiras com intervalo de 21 dias (3 semanas), seguidas por uma terceira dose que deve ser administrada pelo menos 2 meses (8 semanas) após a segunda dose. É importante frisar que a vacina contra covid-19 pode ser aplicada sem necessidade de intervalo entre os demais imunobiológicos do Calendário de Vacinação de Rotina. 

No ato do cadastro, é preciso anexar documento oficial da criança, comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal, documento oficial que comprove filiação/responsabilidade. Para atestar a comorbidade, é obrigatório anexar um laudo ou declaração informando a condição. O modelo da declaração da Sesau está disponível no Conecta Recife e deve ser preenchido e assinado por médico. Já o laudo médico deve conter o respectivo CID (Classificação Internacional de Doenças) da doença/condição.

Os documentos anexados no Conecta Recife também precisam ser levados no dia agendado para vacinação. Devem ser apresentados o original e a cópia (que ficará retida no local) da declaração ou laudo.

Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e munidos de documento de identificação do adulto e da criança, além do comprovante de residência do Recife. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito, cujo modelo oficial da Secretaria também está disponível no Conecta Recife. Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência.

No Recife, o registro das doses anticovid da população de seis meses a dois anos será efetuado na caderneta ou cartão de vacina que a criança já possua e é destinado à anotação de outras vacinas do calendário infantil. No dia da vacinação, as crianças também ganham um Certificado de Criança Super Vacinada, uma forma de estimular a garotada na hora da aplicação da vacina. No Certificado, o MC Gotinha ostenta uma capa de super-herói e o documento traz dizeres de incentivo em linguagem jovem e contemporânea.

Por Portal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário