GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

ATUALIZANDO O SISTEMA

Sede e postos do Detran-PE fecham nos dias 30 e 31 para atualização dos sistemas; site também não funcionará

Usuários que precisarem acessar os serviços do site, por exemplo, devem antecipar a solicitação até esta quinta-feira (Divulgação)


Serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) estarão suspensos nesta sexta-feira (30) e também no sábado (31) para uma atualização da base de dados de todos os sistemas para o ano de 2023. Com isso, a sede na Iputinga, os expressos cidadão, as lojas nos shoppings e as Ciretrans (Circunscrição Regional de Trânsito), não abrem para atendimento nos dois dias. No período, também fica indisponível o site do órgão e todas as suas funcionalidades.

De acordo com a diretora de Atendimento do Detran-PE, Ana Teresa Vieira, a medida é necessária para deixar os sistemas aptos para as rotinas do próximo ano, como o licenciamento/IPVA 2023 e taxas. Ela esclareceu que departamentos de trânsito de outros estados já estão em período de manutenção, deixando indisponível a comunicação. Diante disso, as transferências de veículos entre estados, só poderão ocorrer a partir do próximo ano. A diretora alertou ainda que quando se tratar de transferência dentro do próprio estado, a recomendação é fazer até o final do ano de 2022, pois deixando para 2023 o proprietário deve, obrigatoriamente, quitar o IPVA em cota única.

Os usuários que precisarem acessar os serviços do site, por exemplo, devem antecipar a solicitação até esta quinta (29). Lá, é possível imprimir boletos para pagamentos de taxas, agendar exames teóricos, práticos, médicos e psicológicos, acompanhar o andamento de processos para veículos, habilitação e protocolos. Na página também é possível realizar a simulação de testes para aquisição da habilitação, além de ter acesso a apostilas e cartilhas voltadas para educação de trânsito.

A suspensão dos serviços também considera o feriado bancário, previsto para o dia 30, que limita a possibilidade de pagamento de diversas taxas referentes a veículos e habilitação. Visando a segurança nas estradas, o Detran-PE mantém as operações “Trânsito Seguro” e “Rota de Fuga”, em pontos variados do Recife, Região Metropolitana, Litoral Norte e Sul, e cidades do interior, verificando documentação dos veículos, equipamentos obrigatórios e realizando testes com bafômetros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário