GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

AVIAÇÃO

Greve de pilotos e comissários provoca atrasos em voos em aeroportos

Foto: Divulgação

Pilotos e comissários de bordo fizeram uma paralisação no início da manhã desta segunda-feira (19). Os aeronautas pedem reajuste acima da inflação e melhores condições de trabalho. No primeiro dia de greve, os aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, registraram atrasos. O Rio de Janeiro também foi atingido pela paralisação.

No aeroporto de Congonhas, 16 voos atrasaram. Foram cancelados quatro voos, mas não se sabe se os cancelamentos tem a ver com a paralisação. Em Guarulhos, a GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional do estado, informou que 10 voos estavam atrasados, mas nenhum foi cancelado.

No Rio de Janeiro, o aeroporto Tom Jobim (Galeão) também sofreu com os impactos da paralisação. No aeroporto Santos Dumont, dois voos foram cancelados e cinco estavam atrasados por volta das 7h50.

Em Brasília, um voo que sairia às 6h35 foi remarcado para as 14h, enquanto filas se formavam no setor de embarque. Nos demais estados, ainda não há registros de atrasos.

A greve está prevista para ocorrer diariamente, das 6h às 8h nos aeroportos de São Paulo, Guarulhos, Campinas, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza.

Os aeronautas cobram melhores condições de trabalho, recomposição das perdas inflacionárias, renovação da convenção coletiva de trabalho, definição dos horários de início de folgas e cumprimento dos limites já existentes do tempo em solo entre etapas de voos.

Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), a paralisação vai continuar ao longo da semana do Natal. "Nossas reivindicações são bem básicas. Há um caráter financeiro, pois a categoria já não tem uma recomposição inflacionária nem qualquer tipo de ganho real há pelo menos três anos. E um caráter social, pois tentamos garantir minimamente que as empresas respeitem as folgas e os repousos dos tripulantes", afirma Henrique Hacklaender, diretor presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), ao Estadão.

Segundo Hacklaender, é possível que haja atrasos de voos. "Quanto a cancelamentos, não podemos prever. É uma prerrogativa das empresas, elas é que vão decidir se vão cancelar ou não os voos", disse.

No último sábado, o Tribunal Superior do Trabalho (TST), determinou a manutenção de 90% dos aeronautas em serviço durante o período de greve comunicado pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), a partir desta segunda-feira (19/12), das 6h às 8h, sob pena de multa diária no valor de R$ 200 mil.

A greve foi anunciada na última quinta-feira (15/12), em assembleia de pilotos e comissários de voo, e foi convocada por tempo indeterminado devido à frustração das negociações da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho.

O que dizem as Companhias
Ao Correio, a Latam confirma atrasos na operação por conta da paralisação na manhã desta segunda-feira (19), mas garante que boa parte de sua operação encontra-se normal, com apenas alguns impactos pontuais em alguns voos.

A companhia pede para que os passageiros verifiquem o status do seu voo no site Latam. e afirma ainda que está em negociação com o Sindicato Nacional dos Aeronautas.

“Os passageiros com voos afetados pela greve desta segunda-feira (19/12) poderão remarcar gratuitamente os seus voos ou, em caso de desistência, solicitar o reembolsos dos seus bilhetes. Em paralelo, passageiros afetados por atrasos receberão todas as assistências materiais previstas pela legislação em vigor”, diz a Latam, em nota.

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras disse que não comentará o assunto. A Gol foi procurada, mas até o momento não respondeu.

Por: Jéssica Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário