GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

COPA DO BRASIL

Com federações protagonistas, CBF muda critérios de classificação para a Copa do Brasil de 2024

Taça da Copa do Brasil - Foto: Divulgação/CBF


Oitenta das 92 vagas para o mata-mata nacional serão preenchidas através do Estadual



Copa do Brasil passará por mudanças. Nesta segunda-feira (26), ao apresentar o regulamento do torneio mata-mata de 2023, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou uma novidade relevante para a edição do ano seguinte. A entidade vai extinguir as vagas para a competição via ranking nacional de clubes.

Para a edição de 2023, dez equipes conseguiram suas respectivas vagas pela posição no ranking: América/MG, Bahia, Santos, Ceará, Juventude, Chapecoense, Avaí, Vitória e Ponte Preta. 

Com a novidade, as federações estaduais serão beneficiadas. Isso porque, 80 das 92 vagas serão ocupadas por equipes que irão se classificar através dos campeonatos locais. As entidades com direito a três vagas - caso de Pernambuco - terão que destinar de forma obrigatória duas para o campeão e vice de cada estadual. A terceira vaga, no entanto, fica a critério da federação conceder como achar melhor. No ano que vem, Náutico, Retrô, Santa Cruz e Sport disputarão o torneio. 

À reportagem da Folha de Pernambuco, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho explicou que a terceira vaga do Estado será destinada via ranking, no intuito de evitar que algum clube do Trio de Ferro fique fora do torneio. "Esta terceira vaga terá que ser via ranking, não tem o que fazer. Assim, vamos evitar que times como Sport, Náutico ou Santa Cruz fiquem sem participar da competição", explicou. 

Ranking de federações define vagas

Para a Copa do Brasil de 2024, a CBF utilizará o ranking das federações para definir quantas vagas cada uma terá direito. Atualmente, melhores colocadas, São Paulo e Rio de Janeiro têm direito a seis. Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná a cinco, enquanto Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Santa Catarina, Mato Grosso, Pará e Maranhão, além de Pernambuco, a três. Os demais estados a apenas duas vagas. 

Assim como já acontece, 12 clubes terão direito a entrar na terceira fase do certame. São eles representantes do Brasil na Libertadores, os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B.  

Por Yuri Teixeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário