GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

COPA DO MUNDO

Em primeiro jogo da história das Copas apitado por trio feminino, Alemanha vence Costa Rica, mas é eliminada

Alemães tentaram, mas resultado não foi suficiente (Foto: FRANCK FIFE / AFP)


Brasileira Neuza Back foi uma das assistentes do jogo; vitória do Japão tirou os europeus da competição


Foi emocionante, mas o final não foi feliz para os alemães. Em jogo de duas viradas, a Alemanha venceu a Costa Rica por 4 a 2 pelo grupo E, porém não se classificou para as oitavas de final e está eliminada da Copa do Mundo. A vitória do Japão diante da Espanha mandou a seleção de volta para casa. 

O confronto também foi marcante para a árbitra Stéphanie Frappart, e as assistentes Neuza Back e Karen Medina, já que pela primeira vez na história das Copas um trio feminino comandou um jogo. Com a definição do grupo E, com Japão em 1º e Espanha em 2º, os japoneses vão enfrentar a Austrália nas oitavas. Já os espanhóis encaram o Marrocos.

O jogo

Pressionada a ganhar para se classificar para as oitavas de final e com muita superioridade técnica, a Alemanha começou a partida sem deixar a Costa Rica passar do meio-campo. Após rondar a área adversária, os alemães abriram o placar logo aos nove minutos. Gnabry tabelou com Raum e apareceu na área para, de cabeça, tirar de Keylor Navas e marcar o gol.

A Alemanha não conseguia traduzir o controle que tinha no embate em mais gols. Chegava na intermediária e na área, mas não finalizava com tanta eficiência. Mesmo com o amplo domínio alemão, a Costa Rica conseguiu chegar no contra-ataque em uma oportunidade. Depois de um erro da defesa adversária, Joe Campbell teve a chance de empatar, porém mandou uma bomba para fora, por cima do gol. 

Depois do intervalo, a Alemanha quis continuar pressionando para abrir o cadeado costa-riquenho. Por outro lado, o time liderado por Keylor Navas aproveitou um descuido na defesa e tratou de complicar a situação no grupo E. Campbell recebeu em profundidade e bateu forte. Neuer defendeu, mas no rebote Tejeda empatou para a Costa Rica. 

Com o gol de empate, a Costa Rica cresceu na partida e se abriu mais para buscar o resultado que lhe colocaria na fase de mata-mata. Sem conseguir chegar pelo chão, a bola aérea foi essencial. Depois de uma cobrança de falta, Watson disputou de cabeça e a bola sobrou para Vargas, que fez o segundo gol. O problema é que a felicidade durou pouco. Dois minutos mais tarde, Havertz recebeu dentro da área e empatou novamente para os alemães.

Depois do empate, os alemães voltaram a comandar o confronto e passaram a pressionar mais a Costa Rica. O atacante Havertz entrou bem no jogo e conseguiu segurar a defesa para abrir espaço pelos lados. Em uma dessas jogadas pela extremidade, Gnabru cruzou e Havertz virou o placar para os europeus. Pouco tempo depois, mais uma vez em bolas pelos lados, Fullkrug recebeu belo passe de Sané e decretou números finais na partida.

FICHA DA PARTIDA

Costa Rica 2
Keylor Navas; Fuller (Bennete), Duarte, Watson, Vargas e Oviedo; Aguilera, Borges, Tejeda e Joe Campbell; Johan. Técnico: Luis Fernando Suarez 

Alemanha 4
Neuer; Kimmich, Sule (Ginter), Rudiger e Raum (Gotze); Goretzka (Klostermann), Gundogan (Fullkrug) e Musiala; Gnabry, Sané e Muller (Havertz). Técnico: Hansi Flick

Árbitra: Stéphanie Frappart (França
Assistentes: Neuza Back (Brasil) e Karen Medina (México)
Gols: Tejeda, aos 13’ do 2ºT; Vargas, aos 25’ do 2ºT (Costa Rica) | Gnabry, aos 09’ do 1ºT; Havertz, aos 28’ e aos 39’ do 2ºT; Fullkrug, aos 44’ do 2ºT (Alemanha)

 Júlio César Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário