GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

COPA DO MUNDO

Com reservas, Brasil perde para Camarões, mas confirma a liderança do grupo na Copa

Aboubakar marcou o gol da vitória de Camarões sobre o Brasil (Foto: Issouf SANOGO / AFP)


Time brasileiro pressionou os africanos durante o jogo todo, praticamente, mas tomou um gols nos acréscimos e perdeu o 100% de aproveitamento


Não foi com vitória, não foi do jeito que a torcida esperava. Mas a seleção brasileira fechou a primeira fase da Copa do Mundo do Catar com a liderança do Grupo G da Copa do Mundo, perdendo para Camarões por 1 a 0, na última rodada da primeira fase. Resultado que tira o 100% de aproveitamento do Brasil no Mundial, mas que mantém a equipe canarinho - que jogou de azul, aliás - como líder da chave no Catar, por ter mais um gol de saldo que a Suíça.

Seleção brasileira agora voltará a campo na próxima segunda-feira, às 16h no estádio 974, contra a Coreia do Sul, pelas oitavas de final. Expectativa de que o técnico Tite volte a contar com Neymar, além dos laterais Danilo e Alex Telles.

Precisando vender, a seleção de Camarões tentou uma postura diferente de Sérvia e Suíça, partindo para um jogo mais franco, rápido e aberto. Isso deu mais espaços para o Brasil, todo reserva escalado por Tite, trabalhar as jogadas com velocidade, sobretudo pelo lado direito. Antony ditou o ritmo, com apoio de Daniel Alves - tão criticado por parte da torcida, e agora o atleta mais velho a atuar pelo Brasil em Copas, com 39 anos.

Jogo nervoso, com um cartão amarelo para cada lado nos dez primeiros minutos, e que aos poucos o Brasil foi impondo seu ritmo. Aos 13 minutos veio a primeira finalização brasileira. Gabriel Martinelli tentou pegar o contra-pé do goleiro, de cabeça, mas Epassy fez milagre numa grande defesa. Camarões entrou na área aos 19’, mas não chegou a finalizar no gol de Ederson.

Aos poucos, o time brasileiro se soltou mais, ‘amarelando’ outros marcadores de Camarões, que recorriam às faltas para interromper os ataques. Fred mandou por cima aos 21’. Martinelli fez boa arrancada aos 37’ e Antony tentou colocar no canto, mas Epassy defendeu com segurança. E Martinelli, mostrando serviço novamente, arriscou da entrada da área aos 45, e o goleiro mandou para escanteio. Mas a melhor chance foi de Camarões. Num cruzamento para a segunda trave, Mbeumo escorou no canto, de cabeça, e Ederson também operou o seu milagre ao defender, mantendo o placar zerado na primeira etapa.

Segundo tempo

Os africanos voltaram mais incisivos do intervalo, e foi deles a primeira chance perigosa, num chute cruzado de Aboubakar logo aos cinco minutos. Alex Telles machucou, e precisou ser substituído por Marquinhos, assumindo a esquerda, entrando também Bruno Guimarães e Éverton Ribeiro. Martinelli tentou aos 10’, Militão aos 11’, Antony aos 12’,  mas o goleiro salvou em todas elas.

Sem furar a defesa camaronesa, Tite resolveu lançar Pedro, único jogador de linha que ainda não havia jogado na Copa. O time teve mais espaços para trabalhar, porém, sem objetividade. Ntcham arriscou de fora aos 28’, mas também não levou perigo para Ederson. Tite usou a sua última cartada, voltando com Raphinha na ponta direita, experimentando como seria a ala titular, com Daniel Alves de apoio.

Mesmo com a parcial vitória da Suíça os eliminando, os africanos pressionaram para tentar a despedida com vitória na Copa. Mas o Brasil também buscou a vitória. Bruno Guimarães arrancou e tocou para Pedro, mas o chute foi travado na hora pela defesa camaronesa. Pedro também tentou aos 43’, mas o chute foi por cima da meta.

Quando tudo se encaminhava para o empate, Aboubakar recebeu livre na área e escorou no canto de Ederson sem chances de defesa, aos 46’ minutos. Gol e vitória de Camarões, mas que não mudou o curso do Brasil na Copa, ao menos para as oitavas.

FICHA DO JOGO
CAMARÕES 1

Epassy; Fai, Wooth, Ebosse e Tolo; Anguissa, Kunde (Ntcham), Mbeumo (Ekambi), Ngameleu (Mbekeli) e Choupo-Moting; Aboubakar. Técnico: Rigobert Song.

BRASIL 0

Ederson; Daniel Alves, Éder Militão, Bremer e Alex Telles (Marquinhos); Fabinho, Fred (Bruno Guimarães) e Rodrygo (Éverton Ribeiro); Antony, Gabriel Martinelli e Gabriel Jesus (Pedro). Técnico: Tite. 

Local: Estádio Lusail, em Doha
Árbitro: Ismail Elfath (EUA)
Assistentes: Kyle Atkins e Corey Parker (EUA) 
VAR: Alejandro Hernandez (ESP)
Cartões amarelos: Tolo, Kunde, Fai e Aboubakar (C); Éder Militão e Bruno Guimarães (B).
Cartão vermelho: Aboubakar.
Gol: Aboubakar (46 | 2ºT).

 Diego Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário