GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

COPA DO MUNDO

Livakovic brilha e Croácia vence Japão, nos pênaltis, pela Copa do Catar

Livakovic foi o grande herói croata (Foto: Jewel Samad/AFP)


Croatas venceram por 3 a 1 na disputa de penalidades; japoneses bateram quatro e perderam três


Mais uma vez na história, a Croácia avançou no Mundial depois de uma disputa de penalidades máxima. Mesmo sem brilhar no tempo normal do jogo contra o Japão, os croatas conseguiram a vaga nas quartas de final nesta segunda-feira (05/12), Estádio Al Janoub, no Catar. Os Samurais Azuis fizeram uma boa partida e abriram o placar logo no primeiro tempo, mas a postura não se manteve no segundo tempo e os croatas conseguiram deixar tudo igual na contagem. 

Os japoneses se despedem da Copa do Mundo depois de serem surpresa na primeira fase e superarem Alemanha e Espanha.Na próxima fase, os croatas enfrentam Brasil ou Coreia do Sul, que duelam ainda neste domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio 974. A partida das quartas de final está marcada para sexta-feira (09/12), às 12h, no Estádio da Educação, em Doha.

O jogo
 
Surpreendendo mais uma vez, o Japão fez um primeiro tempo melhor que a equipe croata. Os japoneses foram pressionados no início, mas logo conseguiram se impor em campo. Boas chances foram criadas, porém os Samurais Azuis erravam bastante na finalização. Aos dois minutos, Taniguchi cabeceou a bola para fora. Depois, Maeda também apareceu para tentar abrir o placar em duas oportunidades, e não conseguiu definir as jogadas.

Apesar de ter a maior posse de bola, a Croácia não soube trabalhar bem em campo. O time conseguiu poucas oportunidades para abrir vantagem no placar e, com uma postura cômoda, não assustou a equipe adversária.
 
Uma das boas chances foi aos sete minutos, quando Kovacic ficou com a bola, invadiu a área e chutou para o gol, mas Gonda espalmou. Na sobra, Kramaric tentou finalizar, porém os jogadores do Japão apareceram para defender e impediram o gol dos croatas.

A partida ficou mais parelha e com pouca pressão de ambos os lados. Mesmo assim, os japoneses estavam agitados para abrir o placar. A equipe comandada por Hajime Moriyasu fechou bem os espaços em campo e não deixou os croatas criarem jogadas de perigo. Postura impositiva que ajudou o time a conseguir o gol nos minutos finais. Doan lançou para Maeda e o camisa 25 anotou o primeiro dele na Copa do Mundo de 2022.

A Croácia voltou para o segundo tempo sedenta por um gol. Aos dez minutos, Perisic recebeu de Lovren, cabeceou forte e não deu chance para Gonda defender, deixando tudo igual na contagem. Pouco tempo depois, Modric finalmente apareceu para tentar deixar o dele. De fora da área, o camisa 10 dos croatas chutou forte e obrigou o goleiro japonês a fazer uma defesaça. O Japão não conseguiu manter a intensidade do primeiro tempo e sumiu na segunda etapa, que foi melhor para os croatas.

Prorrogação
 
Mais meia hora de bola rolando. Com tudo igual no placar, foi necessário mandar o jogo para a prorrogação. O jogo continuou morno e sem perigo para ambos os lados. No último minuto do primeiro tempo, o Japão teve a chance de mudar a realidade do jogo. Mitoma conseguiu o contra-ataque, chutou bem e Livakovic defendeu. O cansaço bateu e o segundo tempo da prorrogação não foi diferente. Nenhuma das equipes conseguiu balançar as redes.

Pênaltis
 
Na primeira cobrança, Minamino bateu rasteiro e perdeu a primeira chance. Vlasic converteu em seguida. Na segunda cobrança do Japão, Mitoma bateu rasteiro e perdeu mais uma oportunidade. Os croatas contaram com Brazovic para marcar mais um. Na terceira cobrança nipônica, Asano bateu no canto direito e marcou. E na sequência Livaja bateu mal e perdeu. Na quarta bola, Yoshida perdeu, Pesalic converteu mais um para os croatas e garantiu a classificação.
 
Ficha da partida 
Japão
Gonda; Tomiyasu, Yoshida, Taniguchi; Junya Ito, Morita (Tanaka), Endo, Nagatomo (Mitoma) ; Doan (Minamino), Kamada (Sakai) e Maeda (Asano)

Técnico: Hajime Moriyasu

Croácia
Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol, Barisic; Brozovic, Modric (Majer) , Kovacic (Vlasic); Kramaric (Pasalic), Petkovic (Budimir/Livaja) e Perisic (Orsic)
Técnico: Zlatko Dalic

Gols: Maeda e Perisic

Cartões amarelos: Kovacic e Barisic

Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário