GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

COPA DO MUNDO

Tunísia joga melhor contra a França, vence, mas não consegue se classificar

O resultado é histórico, mas a Tunísia não conseguiu a tão sonhada classificação para as oitavas (Foto: FRANCK FIFE / AFP)


A seleção africana entrou em campo precisando vencer e dependendo do outro jogo da chave D para conseguir a classificação no Mundial


De um lado, a primeira seleção a garantir vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo 2022 e a atual campeã mundial. Do outro, uma equipe que, até então, nunca havia passado da fase de grupos em Mundiais. Nesta terça-feira (30/11), França e Tunísia duelaram pelo jogo de encerramento do Grupo D da competição, no Estádio Cidade da Educação. A seleção africana entrou em campo sabendo do grande desafio que teria. Porém, isso não foi fator negativo para o time que foi superior nos dois tempos do jogo. O jogo eletrizante contou com dois gols anulados, pedido de pênalti e vitória inédita dos tunisianos, por 1 x 0.

Vencedora da última Copa do Mundo, a França foi a primeira seleção a se classificar para as oitavas de final desta edição do torneio. Para o confronto contra a Tunísia, Deschamps decidiu começar com o time reserva e poupou jogadores como Mbappé e Griezmann. A testagem de novos jogadores e a falta de entrosamento deixou a equipe francesa sob total domínio dos tunisianos em boa parte do duelo. A Tunísia, que precisava do resultado, deu trabalho para o time que era tido como o favorito do duelo.

Assim como outros na Copa do Mundo, o jogo foi marcado por um protesto. Com o estádio cheio de torcedores, um deles invadiu o campo usando uma camisa da Tunísia com uma bandeira da Palestina em mãos. O homem foi retirado rapidamente pelos seguranças da arena. O ato político também rendeu reações nas arquibancadas, que manifestaram apoio ao gesto com aplausos e gritos de “Palestina, Palestina”.

O jogo

O primeiro tempo começou com pressão total dos tunisianos. O domínio da equipe africana foi importante para assustar a França desde os início. Aos oito minutos, Nader Ghandri ficou com a bola e chutou direto no gol, mas foi dado o impedimento. O ritmo intenso seguiu e a Tunísia não deixou a França cômoda em campo. Apesar disso, as boas chances criadas não foram suficientes para mudar a realidade do placar - que terminou zerado no primeiro tempo. Inferior, a França demorou para reagir e não soube se organizar em campo. Nas poucas oportunidades que tiveram, os Les Bleus erraram na finalização e também perderam oportunidades importantes para afundar a bola na rede adversária.

Na etapa final, a Tunísia voltou ainda mais insistente. A pressão e a vontade de vencer foram essenciais para o primeiro gol da equipe na Copa do Mundo do Catar 2022. Wahbi Khazri marcou, aos 13 minutos, do meio da área. Mbappé, Griezmann e Dembelé entraram e a postura da seleção francesa mudou completamente, não dando mais espaços para a Tunísia. No último minuto do jogo, Griezmann marcou o gol do empate, mas o juiz avaliou impedimento.
Agora, a França aguarda as definições do grupo C para saber quem vai enfrentar nas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar 2022. Os franceses vão enfrentar o segundo colocado da chave.

Tunísia 1

Dahmen; Kechrida, Talbi, Meriah, Ghandri, Maaloul; Laïdouni, Ben Romdhane (Chaalali) , Skhiri, Slimane (Abdi); Khazri(Jebali)
Técnico: Jalel Kadri

França 0
Mandanda; Disasi, Varane (Saliba) , Konate, Fofana (Griezmann); Tchouameni; Camavinga, Guendouzi (Dembélé); Coman (Mbappé), Kolo Muani e Veretout (Rabiot).
Técnico: Didier Deschamps

Gols: Khazri
Cartão amarelo: Kechrida

Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário