GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 3 de dezembro de 2022

COPA DO MUNDO

Tite 'divide' derrota com o grupo, e mira recuperação nas oitavas, contra a Coreia do Sul

"Não teve ninguém com 100% de aproveitamento", argumentou Tite (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)


Treinador da seleção brasileira destaca a importância de passar a pensar nas oitavas contra a Coreia do Sul


A derrota para Camarões por 1 a 0, na rodada que selou a fase de grupos da Copa do Mundo, não alterou o caminho do Brasil na Copa do Catar, mas pode servir como um divisor de águas para a seleção. Na entrevista coletiva pós-jogo, o técnico Tite fez questão de dividir o ônus com toda a equipe, mas destacou que o equilíbrio técnico é algo a se levar em consideração na Copa do Mundo.

"O jogo mostrou e foi feita a análise de construção, de ataque e contra-ataque, que por vezes é a proposta de Camarões, a possibilidade de uma objetividade, uma efetividade maior, ela não acabou acontecendo. O jogo vai ficando perigoso e teve, sim, Camarões e seus méritos na sua força, na sua verticalidade, a possibilidade de fazer o gol e vencer o jogo. Isso faz parte. E quem perdeu fomos todos nós. Se na nossa preparação conjunta, a nossa vitória é conjunta. Nossa derrota é conjunta, com o seu técnico primeiro, sendo o porta-voz, um responsável, um dos responsáveis desse conjunto todo”,admitiu Tite.

“A competição te dá alguma coisa pra refletir em cima dela. Um tempo de recuperação pequeno, determinante, considerável, o nível técnico das equipes vai se equilibrando, e o futebol hoje é universal. Acredito que não teve ninguém com 100% de aproveitamento. As equipes que passaram previamente classificadas, elas também perderam, coincidentemente, e é de se refletir”, completou o treinador.

Questionado sobre o peso do placar negativo, o técnico da seleção brasileira confirmou que é necessário sentir a derrota, apesar de pregar um discurso visando a recuperação emocional para as oitavas de final, contra a Coreia do Sul, na próxima segunda-feira.

“(O time) fica sentido, e tem que sentir. Quando se perde faz parte da vida. A competição proporciona a nós, por termos vencido esses dois jogos, uma segunda chance. A Copa do Mundo normalmente é assim. E nós temos, sim, que ficar sentidos. Ela faz parte do contexto, até amanhã à tarde, onde nós iniciamos o trabalho de preparação para as oitavas”, defendeu o treinador.

Perguntado sobre o fato da derrota acender um alerta para a seleção brasileira, Tite minimiza o peso da derrota para a sequência da Copa. Para o técnico, agora é hora de pensar na próxima fase, sobretudo pensando na melhor forma física dos atletas.

“A exigência física é cada vez maior. Ela vai, num efeito cumulativo dos jogos, um tempo de recuperação menor. Especificamente, mentalmente, ela é muito exigente. A Copa do Mundo te absorve, te drena. As intensidades dos jogos, essa preparação, tudo isso a gente coloca e traz componentes de análise, que a gente tem que aprofundar mais do que eu estou estou colocando, mas todos eles são consideráveis”, disse Tite.

 Diego Borges

Um comentário:

  1. Esse treinador é muito burro. No jogo contra a Suíça ele mostrou toda sua incapacidade e eu já me conformei: o sonhado Hexa fica prá daqui há quatro anos.

    ResponderExcluir