GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

CRIME NO CENTRO DO RECIFE

Troca de tiros deixa um morto e dois feridos na Av. Conde da Boa Vista

Uma das vítimas foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros. (Reprodução/Redes Sociais)

Uma troca de tiros acabou deixando um homem de 30 anos e que não foi identificado morto e quatro pessoas feridas, sendo uma mulher, no início da tarde desta terça-feira (27), na Avenida Conde da Boa Vista, na região Central do Recife. O caso aconteceu nas proximidades do Banco Bradesco.

A vítima já estava morta no momento em que os policiais militares chegaram ao local. Segundo informações, o homem é um ex-presidiário que vivia em situação de rua e havia deixado o regime aberto há alguns dias. De acordo com informações extra-oficiais, a vítima foi alvo de uma execução.

Uma das vítimas socorridas identificada Hanna Ribeiro Xavier faleceu após ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby. A mulher foi atingida por bala perdida nas costas e acabou não resistindo aos ferimentos. Além dela, outro homem também foi levado ao HR e segue recebendo cuidados médicos no local. Já as outras duas pessoas vítimas da troca de tiros foram atingidas por estilhaços de vidros da agência bancária próxima de onde ocorreu o crime.

Das cinco vítimas, o Samu resgatou três vítimas, todas idosas, com idades entre 68 e 78 anos. Um era homem, identificado apenas pelas iniciais F.A.S., tinha 78 anos e foi levado ao Hospital da Restauração. As outras duas mulheres tinham 68 e 76 anos.

Logo após o ocorrido, o trânsito no local foi interditado e a polícia cercou o local para mais investigações do crime. Horas depois, os PMs encontraram um dos suspeitos de praticar o crime, um adolescente de 14 anos que estava portando uma arma de fogo. O outro suspeito de estar envolvido no crime segue sendo procurado.

Nota do Sinpol
 
O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) divulgou nota de posicionamento sobre o tiroteio na Avenida Conde da Boa Vista, com o seguinte teor:

"O ano de 2022 está chegando ao fim e os números da violência sobem assustadoramente. Desta vez, um homem que vivia em situação de rua morreu baleado e, ao menos, quatro pessoas ficaram feridas no início da tarde desta terça-feira (27) em um tiroteio na Avenida Conde da Boa Vista, no bairro da Boa Vista, uma das mais importantes da área central do Recife.

Das cinco vítimas, o Samu resgatou três vítimas, todas idosas, com idades entre 68 e 78 anos. Um era homem, identificado apenas pelas iniciais F.A.S., tinha 78 anos e foi levado ao Hospital da Restauração. As outras duas mulheres tinham 68 e 76 anos.

Como não poderia ser diferente, o Sinpol externa a indignação e preocupação com o aumento exponencial do número da violência em Pernambuco. Infelizmente, esses crimes geram insegurança à toda população, ao passo que o nosso efetivo policial não consegue dar conta de toda a demanda existente. 

'Há oito anos estamos batendo nessa tecla e hoje, infelizmente, a inércia e o despreparo do Governo para lidar com a segurança pública tem feito cada vez mais vítimas fatais', aponta o presidente do Sinpol-PE, Rafael Cavalcanti.

É fundamental fortalecer os mecanismos de combate a violência: melhorar a estrutura, valorizar os Policiais e atacar o nascedouro da criminalidade com combate à desigualdade e políticas sociais efetivas e perenes. Para isso, é fundamental que o Estado exerça seu papel.
 
'Devemos ter muito claras quais são as premissas do combate a violência e a criminalidade: Preventivamente, o combate à desigualdade. Paralelamente é fundamental fortificar a estrutura, capacitar e valorizar os profissionais de Segurança e Policiais para que a gente possa fazer um enfrentamento adequado a essas situações', aponta Rafael Cavalcanti."

FREQUÊNCIA DE CASOS

O incidente ocorrido nesta terça-feira (27) é mais um dentro de um curto período de tempo na região. Em cerca de seis meses, outras duas trocas de tiros com uma morte na Rua da Saudade e outro tiroteio com ferido no cruzamento da Sete de Setembro com a Boa Vista, destacando assim a insegurança na localidade.

O caso ocorreu dias depois do assalto a dois turistas alemães, que deixou uma vítima fatal, também no centro do Recife. Na ocasião, dois bandidos assaltaram portando arma branca e esfaqueando ambos os alemães. Um deles acabou caindo durante a abordagem dos criminosos e acabou batendo a cabeça no chão. Porém, não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo no Hospital Santa Joana.


Por: Pedro Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário