GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

CRIMES NO TRÂNSITO

Grupo que pratica rachas e manobras arriscadas em motos é investigado em Pernambuco

As ações são filmadas e publicadas através de perfis no Instagram que somam 3 milhões de seguidores



Nesta quinta-feira (15), a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) deflagrou a Operação Zero Grau, com o objetivo de identificar e desarticular uma associação criminosa voltada à prática de delitos de trânsito e apologia a crimes por meio da internet. O grupo pratica, em motocicletas, manobras arriscadas e rachas em vias públicas. As ações são filmadas e publicadas através de perfis no Instagram que somam 3 milhões de seguidores

A investigação, que começou em julho de 2022, foi detalhada em coletiva de imprensa nesta quinta. 

Com a divulgação nas redes sociais, alguns integrantes do grupo lucram com a prática e possuem diversos veículos de alto valor, além de exibirem imagens portando armas de fogo. Nas páginas, os investigados realizam sorteios de motos e de celulares mais caros, e também tem patrocinadores. Nesta quinta, a polícia realizou 11 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da Quarta Vara Criminal da Comarca de Recife nas residências dos investigados e em uma oficina mecânica. 

De acordo com o delegado Eronides Menezes, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DPRICI), foram apreendidos armas, celulares, e uma pequena quantidade de maconha. Também foram levantados vários veículos e casas para quem tem um alto poder aquisitivo. 

“Eles filmavam a conduta criminosa nas ruas da cidade e em Pernambuco empinando moto, praticando rachas e manobras perigosas, e também dirigiam sem habilitação, é o que a gente conseguiu levantar. Eles faziam isso, filmavam essas condutas e publicavam em rede social para conseguir seguidores e é o que eles conseguiram, tanto é que totalizam mais de 3 milhões de seguidores nas redes sociais”, afirmou Eronides . 

Alguns integrantes do grupo já se envolveram em acidentes de trânsito. “Vários deles têm boletim de ocorrência confirmando que estão envolvidos em acidente de trânsito. Eles mesmos provocam prejuízo à saúde pública porque vão receber tratamento em decorrência desses acidentes que eles causam”, destacou. 

Segundo a PCPE, foram representadas judicialmente a suspensão dos perfis no instagram; suspensão do direito de dirigir; suspensão da posse de armas exibidas nas redes sociais e restrição à circulação dos veículos identificados, porém, apesar da concordância do Ministério Público de Pernambuco, os pedidos foram indeferidos pelo juiz. 

Os envolvidos serão ouvidos e indiciados pela prática de delitos de trânsito, incitação ao crime e associação criminosa e podem responder por lavagem de dinheiro. Na execução da Operação, estão sendo empregados 70 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.

Por Tarsila Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário