GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

DESEMPREGADOS ESPERANDO UMA BOQUINHA

O quinhão federal de Pernambuco


Derrotados nas eleições deste ano em Pernambuco, PSB, PT, PDT, PCdoB, PSD e Solidariedade (SD) aguardam espaços na composição do Governo Lula com muita ansiedade e expectativa. Do Estado, já há um nome confirmado, o ex-ministro José Múcio Monteiro, do Tribunal de Contas da União, mas foge do universo político local. Entra para o Ministério da Defesa por escolha pessoal do presidente eleito.

Do PSB, roem as unhas, perdendo o sonho pela madrugada, o governador Paulo Câmara, o deputado federal Danilo Cabral, que disputou e perdeu as eleições para o Governo do Estado, e os deputados federais Gonzaga Patriota, Tadeu Alencar e Milton Coelho, que não foram reeleitos. No PT, a maior expectativa é em relação ao senador Humberto Costa, que já foi ministro da Saúde e está no grupo da transição que discute o setor.

Já o Solidariedade, a única que pode ser lembrada é a deputada federal Marília Arraes, que disputou o Governo do Estado e perdeu no segundo turno para a tucana Raquel Lyra. Fala-se que pode ser ministra por indicação do presidente nacional da sua legenda, Paulinho da Força, ou ocupar um cargo federal em Pernambuco, entre os quais Sudene ou Codevasf.

Quanto ao PSB, o que se diz é que Lula daria dois ministérios, um deles seria Ciência e Tecnologia, que já tem um candidato muito mais forte do que Paulo Câmara – o ex-governador de São Paulo, Márcio França. A outra pasta, não se sabe qual, seria entregue ao senador eleito pelo Maranhão, o ex-governador Flávio Dino. Sendo assim, restaria a Câmara um cargo de segundo escalão ou uma diretoria no BNDES.

Já Danilo, Tadeu, Patriota e Milton podem ocupar cargos secundários no segundo escalão. O nome de Patriota, por exemplo, está sendo lembrado para a Superintendência da Codevasf em Petrolina, uma das principais bases políticas dele, enquanto Danilo poderia ir para Hemobrás, Milton para a Funase e Tadeu para uma estatal. Fala-se na Chesf, que está sendo privatizada.

Pelo PDT, não seria surpresa a escolha do deputado Wolney Queiroz para o Ministério do Trabalho. Carlos Lupi, presidente nacional da legenda, também é lembrado, mas uma fonte do PT nacional afirma que Lula não quer na sua equipe ninguém que já tenha ocupado no Governo passado um gabinete na Esplanada dos Ministérios. No PCdoB, o nome mais cotado é o da atual vice-governadora Luciana Santos, que pode ser nomeada para o Ministério da Cultura.

Por fim, no PSD, em nível nacional liderado pelo ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o deputado federal André de Paula, que perdeu a disputa pelo Senado, passou a ter mais chances de virar ministro depois que Kassab optou por ficar em São Paulo, com a missão delegada pelo governador eleito Tarcísio de Freitas para coordenar a área política como secretário de Governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário