GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

E VAI PIORAR MUITO MAIS

Ibovespa perdeu R$ 577 bilhões em valor de mercado desde que Lula se elegeu, mostra levantamento


Após eleições, declarações e ações apresentadas pela transição de Lula aumentaram temor por governo mais estatista e com gastos maiores

O Ibovespa, principal índice da B3, a bolsa de valores brasileira, perdeu o equivalente a R$ 577 bilhões em valor de mercado desde 21 outubro, a última vez em que bateu os 119 mil pontos.

Os cálculos são da plataforma de investimentos TradeMap e consideram a variação até o fechamento de sexta-feira (9).

Naquele 21 de outubro, a nove dias do segundo turno das eleições presidenciais, que aconteceu em 30 de outubro, o Ibovespa subiu 2,35% e fechou aos 119.928,79, em meio a pesquisas que indicavam melhora do então candidato à reeleição Jair Bolsonaro e também a uma temporada de balanços corporativos fortes.

Foi a melhor pontuação desde março deste ano e uma das melhores semanas desde 2020.

De lá para cá, a bolsa reverteu o otimismo e entrou em uma espiral de quedas que a derrubou de volta para perto dos 105 mil pontos, enquanto o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva dava os primeiros passos da transição e sinais mais claros de que deverá ter uma agenda mais estatista e de gastos públicos maiores.

Nesta segunda-feira (12), por volta das 16h30, o Ibovespa caía 2,8%, a 104.553 pontos, nos piores níveis desde agosto.

No radar dos investidores, está a expectativa pelas próximas nomeações para os ministérios e a equipe econômica do governo petista, depois da confirmação, na sexta-feira, do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad para a Fazenda.

CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário