GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

LÍDER EM INOVAÇÃO

Pernambuco lidera ranking de inovação no Nordeste

Índice mensura aspectos multidimensionais do processo de inovação (Reprodução/Pexels)


Desenvolvido pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o Índice FIEC de Inovação dos Estados 2022 apontou Pernambuco como líder em inovação no Nordeste. O levantamento, que mapeia todo o território nacional, também colocou o estado em 2º lugar no ranking de Competitividade Global do Brasil.

Com relação ao levantamento passado, o estado subiu duas posições no ranking geral, permanecendo atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal.

O índice mensura aspectos multidimensionais do processo de inovação e promove um raio-x de como cada estado se posiciona em diferentes aspectos do processo inovador, com o objetivo de identificar lacunas e direcionar políticas para a melhoria e desenvolvimento dos diferentes aspectos do ecossistema de inovação no Brasil.

Para elaborar o ranking, o estudo avalia uma série de indicadores e aspectos do ecossistema de inovação no Brasil em cada um dos 26 Estados e o Distrito Federal. São analisados pontos como investimentos públicos em ciência e tecnologia, infraestrutura, produção científica e empreendedorismo.

O levantamento está dividido nas áreas de "Capacidades e Resultados" e cada uma delas avalia tanto o ecossistema de inovação quanto a inovação em si. De acordo com o levantamento, Pernambuco ocupa o primeiro lugar na Região Nordeste e o 8º lugar geral entre os estados brasileiros - subindo duas posições em relação ao levantamento passado -, ficando na 10ª posição em capacidades e assumindo a 8ª posição em eesultados - com destaque para o 2º lugar em competitividade global, 7º em inserção de mestres e doutores e o 8º lugar em capital humano (pós-graduação).

"Estamos orgulhosos de, mesmo durante um período de crise econômica e sanitária, seguir sendo um dos estados mais atrativos para novos negócios inovadores. Isso significa que conseguimos firmar as bases para criar mais desenvolvimento e oportunidade em Pernambuco", comemorou o governador Paulo Câmara.

Segundo o estudo, um melhor posicionamento em resultados do que em capacidades indica um melhor aproveitamento das potencialidades do estado para maior efetividade de inovação. "Este resultado reflete o esforço do governador Paulo Câmara, que nos últimos anos, vem fazendo grandes investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação, em todas as Regiões de Desenvolvimento do Estado", comemorou o secretário de CT&I, Fernando Jucá.

O conjunto de indicadores que formam o índice representam os aspectos e as capacidades essenciais para o desenvolvimento dos Estados brasileiros, de modo que, quando postos em conjunto, constroem a base para o crescimento da competitividade e da produtividade estadual.

O índice de capacidades mede quatro aspectos: capital humano, infraestrutura de telecomunicações, investimento público em ciência e tecnologia e a inserção de mestres e doutores na indústria. Já o índice de resultados é formado por quatro indicadores: propriedade intelectual, produção científica, competitividade global em setores tecnológicos e intensidade tecnológica da estrutura produtiva.

CONFIRA O RANKING DO ÍNDICE DE INOVAÇÃO:

São Paulo - 0,859
Rio de Janeiro - 0,469
Rio Grande do Sul - 0,451
Santa Catarina - 0,438
Paraná - 0,395
Minas Gerais - 0,354
Distrito Federal - 0,283
Pernambuco - 0,255
Espírito Santo - 0,254
Amazonas - 0,253
Ceará - 0,228
Bahia - 0,210
Goiás - 0,204
Rio Grande do Norte - 0,191
Sergipe - 0,191
Paraíba - 0,175
Mato Grosso do Sul - 0,165
Mato Grosso - 0,153
Rondônia - 0,150
Pará - 0,138
Roraima - 0,119
Maranhão - 0,119
Acre - 0,112
Alagoas - 0,104
Piauí - 0,104
Amapá - 0,089
Tocantins - 0,068

Nenhum comentário:

Postar um comentário