GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

MUDANDO A REGRA DO JOGO

Supremo Tribunal Federal muda regra e limita prazo para pedidos de vista

Ministros terão 90 dias para apresentar voto-vista (ft Carlos Moura/STF)


Passado o prazo, autos serão liberados automaticamente para julgamento

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou alterações no Regimento Interno da corte que limitam o prazo para pedidos de vista. Com a nova norma, os ministros terão até 90 dias para apresentar o voto, passado o prazo, os autos serão automaticamente liberados para julgamento.

A norma também prevê que, em caso de urgência, o relator deve submeter imediatamente a referendo do Plenário ou da Turma, a depender da competência, medidas cautelares necessárias para evitar grave dano ou garantir a eficácia de decisão anterior. O referendo deve ser realizado, preferencialmente, em ambiente virtual. Mas, caso a medida urgente resulte em prisão, a deliberação se dará, necessariamente, de modo presencial.

Se mantida, a medida precisa ser reavaliada pelo relator ou pelo colegiado competente a cada 90 dias, nos termos do Código de Processo Penal (CPP). Caberá à Secretaria Judiciária acompanhar os prazos.

Outra alteração é a que prevê, em processos submetidos à sistemática da repercussão geral, prazo comum de seis dias úteis para que cada ministro ou ministra se manifeste sobre a questão, após recebida a manifestação do relator. A alteração normativa favorece a equalização procedimental dos julgamentos realizados na arena decisória do Plenário Virtual.


(Com Agência STF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário