GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 31 de dezembro de 2022

NÁUTICO - BITA E A GOLEADA NO SANTOS DE PELÉ

Quando Pelé se curvou ao Náutico de Bita e companhia após goleada na Vila Belmiro

Equipe alvirrubra que fez história no futebol brasileiro dos anos 60 (Foto: Diario de Pernambuco )


Apesar de tantas glórias, o Rei do futebol também passou por foi derrotado quando enfrentou times pernambucanos


O Náutico da década 1960 dispensa apresentação há décadas. Mas foi aquele time, capitaneado por Bita e companhia, que fez Pelé, o Rei do Futebol, fazer referência aos alvirrubros. A partida foi realizada na Vila Belmiro e terminou com goleada acachapante dos pernambucanos por 5 a 3, em 1966. Só Bita, balançou as redes quatro vezes. Eis que o Pacaembu, que viu o maior jogador da história do esporte cair diante dos – quase ilesos – alvirrubros, ficou incrédulo. 

Depois de eliminação na Copa do Mundo da Inglaterra (eliminada na primeira fase), Pelé também se deparou com um esquadrão digno de encarar de igual para igual o seu Santos. De ameaçar uma classificação. Era o Náutico, de Bita. Em uma vitória que ficou marcada na história do futebol pernambucano, o “Homem do Rifle”, como era chamado o craque Timbu, fez a festa dentro das quatro linhas. 

No dia 17 de novembro de 1966, o Diario de Pernambuco estampou em sua capa o grande feito de Bita e do Náutico, com a manchete: “Bita foi um flagelo para o Santos, no Pacaembu, quando o Náutico elevou o futebol de Pernambuco". 

Além do baile em Pelé, quase veio o título na Taça de Brasil de 1967, o equivalente ao Brasileirão da época. Numa melhor de três contra o Palmeiras, restou apenas o vice. O sentimento de ter encantado o Brasil com um jogo de toques rápidos e muita movimentação, entretanto, era do Timbu por direito. 

O feito rendeu, também, uma vaga na Libertadores da América do ano seguinte, se tornando o primeiro pernambucano a disputar a competição internacional. Além do Alvirrubro, só o Sport atingiu mesmo feito depois de vencer o Campeonato Brasileiro de 1987 e de levar o título da Copa do Brasil em 2008, sendo eliminado na nas oitavas de final do torneio continental, no ano seguinte.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário