GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

NÁUTICO - MINIMIZANDO A DERROTA

Dado minimiza resultado de jogo-treino do Náutico e foca em evolução: 'repetição faz com que ganhemos mais conjunto'

Comandante fez questão de ressaltar a busca por um conjunto (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)


Treinador preferiu focar nas virtudes e defeitos escancarados pela partida


A preparação para uma nova temporada nunca é fácil no futebol. Ritmo de jogo, entrosamento e condição física são aspectos que trazem dificuldade para um elenco. No Náutico não vem sendo diferente. Depois de perder o jogo-treino para o ASA por 2 a 1, o técnico Dado Cavalcanti preferiu focar no que precisa ser feito para a equipe evoluir do que se prender ao resultado.

"Exercícios como o de hoje servem para expor virtudes e defeitos. O propósito é exatamente esse. Não nos preparamos para chegar em um jogo-treino e utilizar isso como objetivo. Ele serve para o objetivo final de preparação da equipe. Não diminuímos carga física em momento algum, continuamos no momento de aquisição. Optei por uma equipe fazendo os 45 iniciais e outra diferente nos 45 finais. Primeira vez que enfrentamos outro adversário, 11 contra 11, tem o aspecto da competitividade, alguns ingredientes que no treinamento você não visualiza”. 

De fato, o time mostrou que precisa de um ganho técnico e físico para chegar bem em 2023, já que tem muitas competições para disputar. Tendo que fazer uma reformulação no grupo, o Timbu vem precisando utilizar muito as categorias de base, o que torna o processo ainda mais delicado. 

Para Dado, apenas o fato de atuar contra o adversário já ilustra melhor o que o clube alvirrubro tem pela frente. Por outro lado, o comandante elogiou o trabalho feito com os jovens, que vêm tendo minutos na pré-temporada, podendo ser avaliados para uma utilização maior durante o ano que vem.

“Temos um grupo totalmente novo, não só da perspectiva de chegar no clube, mas são jovens mesmo. Na primeira formação, o Tagarela tem 18 anos e o Fernando 19. Na segunda, o Bico tem 17 anos, assim como o Leandro Kauã. O Ivan tem 19 anos. Para esses jovens é um processo de aprendizado. Fico satisfeito por escancarar algumas situações que os treinos não nos mostram. É procurar potencializar as virtudes e corrigir os erros”.

O resultado negativo não interessa para estatística ou julgamentos, porém a atuação, tanto coletiva quanto individual, será fundamental para a correção de erros. Só assim o Náutico vai evoluir e chegar ao objetivo da comissão técnica.

“Primeiro de tudo é conjunto. Essa é uma perda que qualquer equipe em formação tem. As conexões de campo, nos lados do campo, o entendimento, o conhecimento do atleta que está do lado, tudo isso é novo para esses jogadores. A repetição vai fazer com que a gente ganhe mais conjunto. Um time em formação peca demais nesse aspecto, e essa condição vai precisar de um pouco mais de tempo. As questões individuais eu guardo para o vestiário, as informações e as cobranças. Temos mais uma semana de ajuste até o outro jogo contra o ASA para finalizar nossa preparação”, finalizou Dado Cavalcanti.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário