GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

NÁUTICO - RETROSPECTIVA

Título estadual e rebaixamento; Náutico vai do céu ao inferno em 2022

Já longe dos Aflitos, Jean Carlos foi artilheiro do Timbu em 2022 (Foto: Rafael Vieira/DP)


Relembra o ano do Timbu em temporada que terminou de forma melancólica


O ano de 2022 tinha tudo para ser bom para o Náutico. Depois de deixar um gosto de ‘quero mais’ na edição da Série B do ano passado, a equipe poderia, enfim, se estruturar e conseguir o tão sonhado acesso para a primeira divisão. Tudo ia bem, inclusive com o bicampeonato Pernambucano após 20 anos, porém o clube conseguiu ir do céu ao inferno.
 
Com sucessivos erros na montagem e condução do elenco, cinco treinadores ao longo da temporada, sucateamento do setor de análise de desempenho, fundamental nos tempos de hoje no futebol, o Timbu foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil e fez uma campanha vexatória na Segundona. O rebaixamento sendo lanterna e com 65 gols tomados trouxe de volta o pesadelo defensivo dos últimos anos, além de escancarar outra realidade.

Bi pernambucano 


Mesmo sem embalar no estadual, ficando em segundo lugar e sem vencer nenhum clássico na primeira fase, o Timbu conseguiu uma vaga diretamente nas semifinais. Antes disso, teve sua primeira troca de treinador, com a saída de Hélio dos Anjos e a chegada de Felipe Conceição. Em um dos duelos mais pobres tecnicamente do campeonato, a equipe derrotou o Santa Cruz nos pênaltis e enfrentou o Retrô na final. No primeiro jogo, já com seu terceiro comandante, Roberto Fernandes, perdeu por 1 a 0 em pleno estádio dos Aflitos, trazendo um ar de desconfiança para a torcida. 
Por outro lado, devolveu o placar no tempo regulamentar na Arena de Pernambuco mesmo com um jogador a menos. Na disputa de pênaltis, viu o goleiro Lucas Perri decidir, pegar duas cobranças adversárias e ser fundamental na conquista do segundo título seguido, algo que não acontecia há 20 anos. A última vez que o Náutico havia sido bicampeão pernambucano foi em 2001 e 2002.
 
Nordestão e Copa do Brasil 

Duas das competições de maior importância, Nordestão e Copa do Brasil deixaram sensações opostas no clube. No regional, após primeira fase conturbada, com direito a derrota contra o Sport, o Timbu conseguiu se reerguer e se classificou em terceiro no grupo B. Nas quartas de final, primeira fase eliminatória, venceu o Botafogo-PB nos pênaltis. O jogo foi emocionante para os pernambucanos, já que o time atuou com um jogador a menos desde os 13 minutos do segundo tempo. Já na semifinal, enfrentou o todo poderoso Fortaleza no Castelão e foi eliminado ao perder por 2 a 0, dando um ar de papel cumprido.
Em contrapartida, a Copa do Brasil tinha uma importância grande principalmente no orçamento para 2022. Ir o mais longe possível na competição era fundamental para as contas do clube. Só que a história foi bem diferente. Em uma partida fraca tecnicamente, o Náutico foi eliminado na primeira fase, pelo Tocantinópolis, fora de casa, ao ser derrotado por 1 a 0, frustrando os planos da diretoria.

Vexame na Série B

A Segundona foi o pior momento da equipe no ano. Depois de iniciar o campeonato de maneira regular, ficando no meio da tabela, o Náutico acumulou uma série de seis derrotas seguidas e, logo em seguida, quatro, colocando os alvirrubros na zona de rebaixamento, lugar de onde não conseguiu sair. Nesta altura, Elano já figurava como quarto técnico, e a confiança do time foi sendo minada. 

Depois de ter uma vitória e cinco derrotas em seis jogos, o treinador foi demitido e Dado Cavalcanti foi contratado. Já na lanterna e com uma missão quase impossível, o comandante tentou fazer de tudo para uma reviravolta, mas já era tarde demais. Mesmo vencendo o Ituano e o Brusque, empilhou novas derrotas e só viu o elenco desmoronar psicologicamente. A Série B terminou com o Náutico sendo lanterna, 14 pontos atrás do primeiro time fora do Z4, com a pior defesa, tendo levado 65 gols, e perdendo 24 embates, totalizando cinco a mais do que um turno inteiro.

Náutico em 2022

Jogos: 61
Vitórias: 18 
Empates: 11
Derrotas: 32
Gols pró: 62
Gols contra: 85
Aproveitamento: 35,51%

Técnicos: Hélio dos Anjos, Felipe Conceição, Roberto Fernandes, Elano e Dado Cavalcanti
Artilheiro: Jean Carlos (8)

Bicampeão estadual
Semifinalista do Nordestão
Eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil
Último colocado na Série B

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário