GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

PESQUISA

Setor de serviços registra queda de 5,3% em Pernambuco no mês de outubro, aponta IBGE

Resultado foi divulgado pelo IBGE por meio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) (Reprodução/Pexels)


Pelo segundo mês consecutivo, o setor de serviços de Pernambuco registrou queda no volume de atividades. O resultado, divulgado nesta terça-feira (13) pelo IBGE por meio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), apontou um recuo de 5,3% no setor durante o mês de outubro, o sexto pior resultado do país. No Brasil, a queda foi de 0,6%. 

Em comparação com o mesmo período do ano passado, foi registrado um avanço de 6% em Pernambuco. No acumulado do ano, também houve alta, desta vez de 12,1%. Nos últimos 12 meses, o percentual pernambucano foi de 11,7%, frente a 9% do Brasil.

Entre as cinco atividades investigadas pela pesquisa, o segmento de serviços profissionais, administrativos e complementares foi o que registrou a maior alta, 14,7%, na comparação entre outubro de 2022 com o mesmo período do ano passado.

Os outros índices positivos do período foram registrados nos segmentos de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (4,8%), outros serviços (4,3%) e serviços prestados às famílias (2,9%). Já os serviços de informação e comunicação ficaram em quinto e último lugar, com avanço de 2,7%.

No acumulado de 2022, o segmento de serviços profissionais, administrativos e complementares também aparece em primeiro lugar com alta de 21,5%. Os serviços prestados às famílias, que englobam estabelecimentos como cabeleireiros, academias, bares e restaurantes, passaram para a segunda posição, ao subirem 16%. 

TURISMO
O índice de volume de atividades turísticas, que também faz parte da PMS, teve uma queda de 0,3% em outubro em Pernambuco. Mesmo com o resultado negativo, o estado ainda teve o quarto maior índice entre os 12 estados pesquisados. No Brasil, a queda foi superior, de 2,8%. 

Em comparação com outubro de 2022, Pernambuco teve alta de 7,6% nas atividades turísticas. No entanto, o índice no Brasil foi superior (16,1%). Na variação acumulada do ano em relação ao mesmo período de 2021, o avanço no estado foi de 21%, inferior ao índice brasileiro (34,5%). Por sua vez, na variação acumulada dos últimos 12 meses, o aumento foi de 21,8%, atrás da média nacional (33,5%). 

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário