GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

PROCESSO ARQUIVADO

Dias Toffoli arquiva notícia-crime contra Bolsonaro por incitação à violência

O ministro Dias Toffoli,do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o arquivamento de um pedido de investigação de parlamentares de oposição sobre suposta incitação à violência contra adversários por parte do presidente Jair Bolsonaro.

Na ação, parlamentares do PT, PSol, Rede, PDT, PSB, PV e PCdoB alegam que o atual chefe do executivo, em sua atuação política, desde os tempos de deputado federal, “defendia e continua defendendo a violência”, disse Toffoli.

“Na compreensão até hoje adotada por esta Corte, em casos que tais – não há como o Judiciário substituir a atividade ministerial exercendo juízo valorativo sobre fatos alegadamente criminosos, atribuição exclusiva do Parquet, reitera-se. Consideradas essas premissas, não há qualquer providência a ser adotada na seara judicial”, disse o ministro.

“Se, dos fatos narrados e suas eventuais provas, apresentados, agora, à autoridade a quem compete investigar e representar por abertura de inquérito perante esta Suprema Corte, não visualizou a Procuradoria-Geral da República substrato mínimo para tais medidas, deve-se acolher seu parecer pelo arquivamento”, escreveu o ministro.

DeGazeta Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário