GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

REQUALIFICAÇÃO

Unidade de Cuidados Integrais do Recife passa por requalificação e ganha novo ambulatório

Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde


A partir desta quinta-feira (22), as mais de 7.500 pessoas cadastradas na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) voltam a ser atendidas no Serviço Integrado de Saúde (SIS), no Engenho do Meio. O local, após sofrer com as chuvas de abril e maio de 2021,  passou por obras de melhorias realizadas em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O serviço também ganhou um novo espaço que abrigará o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do Distrito Sanitário 4. A UCIS oferta atividades de Práticas Integrativas e Complementares (Pics) da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, em conjunto com a Universidade. 
 
Durante a requalificação, os ambientes foram climatizados, foi feita pintura interna e externa das salas; troca dos pisos e a reforma das cobertas dos blocos A e B. Por semana, o local tem capacidade para realizar mais de 700 atendimentos, entre acupuntura, reiki, auriculoterapia, nutrição, osteopatia e aulas de consciência corporal, pilates, tai chi, dança do ventre, fitoterapia, yoga, entre outros. As Pics são oferecidas de forma individual e em grupo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 
Com as obras, também foi possível implantar o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)-Residência. O SIS conta com sete salas que vão ofertar, além das Práticas Integrativas e Complementares (Pics), ações de ensino com residentes dos cursos de saúde da UFPE. 

"O SIS representa tudo que o Sistema Único de Saúde almeja. É um equipamento social de base comunitária que integra ensino, pesquisa, extensão, assistência e causas comunitárias. Por isso, é uma honra para a Prefeitura do Recife ter essa cooperação técnica, desde 2016, com a UFPE. No SIS, temos 25 profissionais envolvidos e 29 atividades de práticas integrativas ofertadas. É um local onde toda a comunidade participa do serviço que é oferecido para ela. Essa parceria é muito importante e benéfica para o todos que fazem e utilizam o SUS na capital",  afirma a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

O Serviço Integrado de Saúde é um espaço de articulação e diálogo entre a academia-serviço-comunidade, centrado no cuidado integral à saúde, com interface direta nas áreas de educação, comunicação e cultura. Além das Pics, no SIS também funcionam: a Rádio Comunitária Aconchego (RCA); Grupo Arte-SIS; Cineclube Engenho do Meio; Núcleo de Educação Integral de Ações Afirmativas (NEAFI); grupo de Capoeira; fórum de usuárias, entre outros.

"O Serviço Integrado de Saúde irá cumprir um importante papel de articulação de redes de cuidados assistenciais integrais a partir do acolhimento, característico de uma unidade básica de saúde que, neste caso, dialoga e dispara redes de cuidado para dentro e fora da UFPE. A formação dos profissionais de saúde para o SUS também ganha muito, uma vez que são realizadas ações interprofissionais e integrais, envolvendo discentes da graduação e residentes", pontua a coordenadora do SIS, Cinthia Kalyne de Almeida.

PRÁTICAS INTEGRATIVAS 

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos complementares aos tratamentos convencionais, reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), contribuindo para a identificação das causas e melhoria de sintomas que afetam o bem-estar das pessoas, inclusive para problemas crônicos de saúde. Na rede municipal de saúde, a Política de Práticas Integrativas e Complementares possui duas unidades de referência: a Unidade de Cuidados Integrais do Recife (UCIS) Professor Guilherme Abath; e o Serviço Integrado de Saúde (SIS), no Engenho do Meio. 

O acesso às práticas integrativas ocorre por demanda espontânea ou por encaminhamento de profissionais de saúde. Nessas unidades, atuam fisioterapeutas, médicos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos, profissionais de educação física e terapeutas ocupacionais.

SIS - O Serviço Integrado de Saúde é um equipamento social de base comunitária que integra ações de ensino, extensão, pesquisa, assistência e práticas comunitárias, articuladas em torno do interesse comum por meio de cuidados integrais à saúde, promoção da educação, cultura, comunicação e inovação.

Vinculado à Universidade Federal de Pernambuco, ele foi institucionalmente criado pela Resolução nº 11/2016 do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão com o objetivo de "consolidar a integração e a articulação academia-serviço-comunidade entre os diversos cursos da Universidade, com base nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, em consonância com as diretrizes do Sistema Único de Saúde e da Política Nacional de Atenção Básica." Em 2019, a SMS do Recife formalizou o primeiro termo de cooperação técnica entre a UFPE e SMS/PCR.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário