GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 24 de dezembro de 2022

SANTA CRUZ - RETROSPECTIVA

Retrato de mais um capítulo triste na história do Santa Cruz

A partida contra o Tocantinópolis foi o resumo daquele que foi um dos piores anos da história (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)


Esporte DP relembra como foi o 2022 dos tricolores, que iniciou com a queda nas semis do PE e a permanência na Série D em 2023


A temporada de 2022 do Santa Cruz começou cercada de desconfiança, principalmente com o retorno para a Série D do Campeonato Brasileiro. Se no início do ano os torcedores esperavam mudanças, tiveram como desfecho vexames, seja dentro ou fora de campo. A Cobra Coral atravessou por diferentes administrações, problemas financeiros e, por fim, pelo processo de recuperação judicial. Em 2023, o clube viverá mais um momento de reconstrução.

Mudança na presidência

 
Em Março, o atual mandatário Joaquim Bezerra enviou a carta de renúncia, informando sua destituição do cargo alegando problemas pessoais e profissionais. Assim, Marino Abreu, presidente do Conselho Deliberativo, assumiu interinamente e convocou novas eleições, desta vez de forma indireta, via Conselho Deliberativo. Após a desistência dos candidatos, Antônio Luiz Neto foi aclamado presidente - com mandato até o fim do ano que vem.
 
Decepção no Estadual
 
No primeiro semestre, o Tricolor enfrentou um de seus 'adversários' na temporada de 2022: o calendário de jogos. Sem disputar a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil, o clube manteve o foco inteiramente no Estadual. Se o ano começou tumultuado fora das quatro linhas, dentro de campo o Santa Cruz também repetiu o mesmo desempenho. A Cobra Coral foi eliminada pelo Náutico nas penalidades, completando dois anos sem vencer clássicos no Estado. 
 
Eliminação traumática
 
Com a desclassificação no estadual, o Santa Cruz teve 15 dias de preparação para a Série D. Apesar de puxar a fila dos clubes tradicionais que disputaram a quarta divisão, o fator camisa de peso, pelo visto, não garante o sucesso. Logo na primeira fase, a Cobra Coral sofreu para se classificar, carimbando vaga no mata-mata apenas na última rodada. Além disso, a partida resultou na demissão de um dos líderes do elenco coral, o lateral Edson Ratinho, ao desabafar contra a diretoria. Entretanto, nas oitavas de finais, o Tricolor caiu diante do Tocantinópolis. Após a eliminação, o clube iniciou seu oitavo hiato de jogos nos últimos 15 anos. 

Técnicos e o extra-campo

O Santa Cruz iniciou o ano ainda sob o comando técnico de Leston Júnior, que assumiu o clube com a missão de reconstruir o elenco. De forma surpreendente, após a primeira vitória no Campeonato Brasileiro, o técnico Leston Júnior e o executivo de futebol Marcelo Segurado deram fortes declarações e, em seguida, foram demitidos. Em seguida, a diretoria coral decidiu apostar numa solução caseira e contratou dois velhos conhecidos: o técnico Marcelo Martelotte e o coordenador técnico Zé Teodoro, dupla que coleciona uma série de serviços prestados ao Tricolor. Porém, a eliminação na Série D custou o emprego do treinador.

Fora de campo, o Conselho iniciou o debate sobre a SAF no qual permite que times de futebol se tornem clubes-empresa. Inclusive, representantes do Azuriz, chegaram a visitar os patrimônios do clube. Assim, o Santa Cruz vive uma espécie de rompimento entre o Conselho Deliberativo e o Poder Executivo. Com poderes dilacerados, a Cobra Coral estabeleceu medida inédita no Nordeste ao entrar em processo de recuperação judicial - permitindo que o clube suspendesse e renegociasse as suas dívidas. Porém, em caso de descumprimento, a instituição pode sofrer falência decretada.


Santa Cruz em 2022:

Jogos: 29
Vitórias: 12
Empates: 9
Derrotas: 8 
Gols pró: 38
Gols contra: 31 
Saldo: 7
Aproveitamento: 51,72% 
Artilheiro: Rafael Furtado e Hugo Cabral (7)
Principal garçom: Rodrigo Yuri e Esquerdinha (4)
Mais cartões amarelos: Matheusinho (10)
Mais expulsões: Alemão, Daniel Pereira, Arthur Santos, Anderson Ceará, Elyeser (1)

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário