GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

SANTA CRUZ - SOCIEDADE ANÔNIMA NO FUTEBOL

Dois meses após formar comissão, modelo SAF segue em 'banho-maria' no Santa Cruz

Projeto para tirar a SAF do papel já se arrasta por mais de nove meses (Foto: Rafael Vieira/ESP. DP)


Tricolor passa por Recuperação Judicial e precisa de um aporte financeiro para elaborar um plano de quitação das dívidas


Sem resolução. Dois meses após ser formada a Comissão Extraordinária de Estudos e Viabilidade da SAF do Santa Cruz, o modelo de implementação do Clube-Empresa segue estagnado no Arruda. A falta de esclarecimentos por parte do Poder Executivo é uma preocupação extra para o torcedor coral, diga-se. Além disso, o horizonte não é dos mais animadores, já que o Mais Querido passa por processo de recuperação judicial, do qual todos os débitos são congelados temporariamente. 

"O processo de construção da SAF foi um pouco traumático. Começou com Joaquim Bezerra (ex-presidente), que soltou o edital. Após a renúncia de Joaquim, Antônio Luiz Neto assumiu e disse que tinha interesse no assunto, desde que fosse regido pelo Poder Executivo. Já em setembro, o Conselho Deliberativo decidiu instituir essa comissão para dar subsídio ao gabinete da presidência, principalmente na atividade fiscalizatória", iniciou Fred. 

"No começo, o Executivo nos tratou muito bem, foram fidalgos, mas com o passar do tempo essas coisas mudaram um pouco. A gente esteve sempre próximo para acompanhar esse processo de Recuperação Judicial, porque a gente julga que isso é importante para a reestruturação do Santa Cruz. O processo está correndo, mas pode ser contestado, e isso é um perigo muito grande", acrescentou.
 
Em nota divulgada nesta quinta-feira (15), a Comissão pediu extensão de prazo por mais 30 dias para apresentar o plano final. "Infelizmente, o prazo de mais trinta dias se fez necessário pela escassez de informação por parte do Executivo. Além disso, não tivemos resposta de nenhum ofício enviado pela Comissão extraordinária de estudos da SAF", diz um dos trechos do informe. 

Veja a nota da Comissão na íntegra

A Comissão de estudos da SAF solicitou à mesa diretora a prorrogação de mais trinta dias conforme o Estatuto do Santa Cruz Futebol Clube permite e com previsão ofertada desde o início da criação desta comissão.

Os trabalhos da comissão estão sendo aprofundados e já conta com um relatório prévio, que tem os seguintes itens:

1. Motivações para o Santa Cruz virar SAF;
2. Passivo do Clube;
3. Legislação Atual;
4. Práticas de Governança;
5. Tributação;
6. Cases Existentes;
7. Métodos de Recuperação do Passivo;
8. Recuperação Judicial;
9. Tipos de SAF;
10. Melhor formatação e aplicação para o caso concreto do para o Santa Cruz;

Infelizmente, o prazo de mais trinta dias se fez necessário pela escassez de informação por parte do Executivo. Além disso, não tivemos resposta de nenhum ofício enviado pela Comissão extraordinária de estudos da SAF.

Importante destacar ao torcedor do Santa Cruz Futebol Clube, que as atividades precípuas de um conselho e das comissões eleitas por voto são a de fiscalização dos atos do poder executivo. Muitos querem confundir o torcedor do Santa Cruz Futebol Clube, repassando uma imagem equivocada sobre a função de uma comissão criada por este conselho como sendo a de arrecadação de fundos para ações do executivo ou a de patrocinador de quaisquer atos do retromencionado poder.

Ofícios como, por exemplo, da oferta dos contratos com a empresa que faz a recuperação judicial do Santa Cruz Futebol Clube e uma maior participação nos processos de construção da Recuperação Judicial tem como objetivo evitar ações como a recente do Cruzeiro onde a recuperação Judicial está sendo objeto de análise pelo Ministério Público de Minas Gerais.

O Executivo também não apresentou nenhuma novidade sobre a questão da recuperação jurídica do Clube. Esta comissão tem de analisar as ações da recuperação judicial sempre com um passo atrás, através da análise dos atos processuais. Uma medida contraproducente já que o órgão fiscalizador acaba ficando sempre um passo atrás nesse processo.

Esperamos que o Executivo do Clube colabore mais com esse passo importante que é a SAF no Santa Cruz Futebol Clube. Acreditamos que ainda é possível que o discurso de união em prol de um clube melhor possa sair do campo da vontade para a construção de um novo paradigma baseado no respeito ao estatuto no clube e no bem maior que é o soerguimento do Santa Cruz Futebol Clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário