GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

TENTATIVA DE ASSALTO

Três pessoas ficam feridas em tentativa de assalto a banco na Madalena

Um vigilante do Itaú foi atingido pelos bandidos e levado até a UPA da Caxangá 


Cinco assaltantes armados tentaram roubar, nesta segunda-feira (12), a agência bancária do Itaú, localizada na Avenida Visconde de Albuquerque, no bairro da Madalena, Zona Norte do Recife, levando a uma troca de tiros que deixou três pessoas feridas. Os bandidos conseguiram fugir.

Entre os feridos, uma idosa, um vigilante (baleado de raspão no rosto e com ferimento de estilhaços no braço) e um dos bandidos, possivelmente atingido nas costas. O vigilante de 37 anos, que não teve a identidade revelada foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Avenida Caxangá e recebeu alta pouco depois. Não havia, até ontem à noite, informações sobre o estado de saúde da idosa. O assaltante atingido está foragido com seus comparsas. De acordo com testemunhas, dois bandidos chegaram ao banco pilotando motos, enquanto os outros três chegaram a pé.
 
Depois de anunciarem o assalto e trocarem tiros com os vigilantes, o quinteto fugiu sem levar nada. Enquanto quatro fugiram correndo por um lado da rua, o baleado correu no sentido contrário, deixando rastros de sangue na calçada. Eles voltaram a se encontrar instantes depois, na rua de trás. Lá, renderam o motorista de um Citroën C4, de cor vermelha, mas acabaram batendo em um outro veículo na hora de manobrar e abandonaram o local. O carro ficou com marcas de sangue. Na mesma rua, renderam outro motorista. Dessa vez, fugiram em um Fiat Mobi, também de cor vermelha. Um morador das proximidades registrou a fuga em vídeo.
 
Uma das pessoas que presenciou a tentativa de assalto conversou com a reportagem, na condição de anonimato, e deu detalhes dos minutos de apreensão vividos. Segundo ela, o movimento na agência era moderado. “Os bandidos chegaram na porta giratória gritando e um vigilante que estava na porta reagiu. O outro estava naquela guarita elevada que fica dentro da agência. Foram mais de vinte tiros. Os policiais recolheram as cápsulas. Muitas delas estavam na calçada. Algumas pessoas se jogaram no chão, outras correram para o banheiro e funcionários se abaixaram”, disse.

Duas equipes da Polícia Científica foram até o local realizar a perícia, após o assalto, mas não quiseram falar, assim como alguns agentes da Polícia Militar. O Diario, no entanto, apurou que as armas usadas pelos bandidos foram uma pistola 9 milímetros e uma .40. Um “estojo” da primeira arma foi levado pelos peritos, que deixaram o Itaú por volta das 16h.
 
O diretor do Sindicato dos Vigilantes de Pernambuco (SINDESV-PE), Mauro Barbosa, revelou que um outro vigilante também acabou baleado na troca de tiros, mas que foi salvo pelo colete.
 
Já o Sindicato dos Bancários de Pernambuco ressaltou a necessidade de itens de segurança, e dos vigilantes. “Alguns bancos estão retirando vigilantes e a porta com detector, e isso é contra a lei. Se numa agência assim eles tiveram a ousadia, imagine em uma que não tenha”, questionou João  Rufino, diretor da entidade.

Suporte psicológico
Segundo João Rufino, os funcionários da agência do Itaú que foi alvo da tentativa de assalto, receberão  suporte psicológico nesta terça-feira (13). Também será feita uma tentativa de tornar o acontecimento um acidente trabalhista.

“Esse suporte psicológico é um protocolo de segurança que tem em todos os sindicatos de bancários no Brasil, onde se faz uma avaliação. Nós também vamos cobrar do banco para que seja emitida uma comunicação de acidente de trabalho, porque nós não somos máquinas. Isso que aconteceu fica na mente da gente. Temos vários casos de pessoas que desenvolveram um transtorno de estresse pós-traumático, como os veteranos de guerras. Essa foi, sem dúvida, uma experiência violenta”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário