GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 3 de dezembro de 2022

TÍTULO PARA FESTA DO MORRO

Festa do Morro da Conceição se torna Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco

118ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro                                                                                                                                                                                                      - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco


Título foi entregue em sessão do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC)



Uma das principais celebrações religiosas de Pernambuco, a Festa do Morro agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. O título foi entregue em sessão do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cutural (CEPPC), nessa quinta-feira (1º).

O processo de reconhecimento da festa como patrimônio começou em 2017. No ano seguinte, o conselho reconheceu a celebração como Patrimônio Imaterial.

Agora, a validação acontece de acordo com uma lei que instituiu o Sistema e o Programa Estadual de Registro e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco

A Festa do Morro passa a ficar sob a guarda do CEPPC. "Reconhecer a grandiosidade e a importância desse ato devocional é dar seguimento e fortalecimento à memória social e o cotidiano das pessoas que se envolvem na produção da festa", destacou a relatora Cecília Canuto. 

"A Festa do Morro acontece há 118 anos e movimenta não só a Zona Norte do Recife. Afeta todo o estado de Pernambuco uma vez que o Morro da Conceição abriga um santuário católico que recebe visitantes todo o ano. Além disso, o ambiente cultural da Festa está além da religião católica. Engloba religiões afro-brasileiras que também festejam entidades como Iemanjá sincretizada, em Pernambuco, com nossa senhora da Conceição", completa o secretário de Cultura, Oscar Paes Barreto.

Após a votação a favor do registro e da publicação da resolução informando da decisão, será publicado o decreto do Governo de Pernambuco, que oficializa o registro do bem nos livros de registro do Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. A partir disso, iniciará-se a elaboração do plano de salvaguarda, com a participação da comunidade.

Festa do Morro
A “Festa do Morro”, como é conhecida popularmente, teve origem a partir da comemoração do cinquentenário do dogma da Imaculada Conceição, instituído pelo Papa Pio IX, em 1854. No dia 08 de dezembro de 1904, foi inaugurado o monumento com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, pelo então bispo de Olinda, Dom Luiz Raymundo da Silva Britto.

A partir desse dia, o Morro da Boa Vista ou Morro dos Oiteiros passou a ser denominado definitivamente como o Morro da Conceição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário