GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

TRANSIÇÃO EM PERNAMBUCO

Paulo assina convênios de R$ 15 mi e amarra Raquel na política contra as drogas do novo Governo


Além de todas as demais reclamações contra o atual governador Paulo Câmara (PSB) na transição, o atual mandatário está acelerando a assinatura de novos contratos e convênios, de forma a amarrar a futura gestão da governadora eleita Raquel Lyra (PSDB). Agora, Paulo quer vincular como Raquel fará a política de prevenção às drogas na sua gestão.

A gestão do PSB assinou discretamente três novos convênios com uma ONG para dar continuidade, em 2023, a um projeto do atual Governo sobre prevenção às drogas e violência, o programa Atitude. Os três convênios, no valor total de mais de R$ 15 milhões, foram assinados em 10 de dezembro, faltando vinte dias para Raquel Lyra assumir.

Os convênios são explícitos em dizer que a gestão de Raquel terá que executar o projeto da gestão atual até dezembro de 2023, ou seja, durante todo o primeiro ano do mandato da nova governadora. Assim, a nova governadora, a princípio, não poderá escolher sua política de prevenção às drogas no primeiro ano do mandato.

O Programa de Atenção Integral aos Usuários de Drogas e seus familiares, Programa Atitude, da atual gestão do PSB, é coordenado pela Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD), por meio da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (SEPOD). Proporciona atendimento aos usuários de crack, álcool e outras drogas, com grande exposição à violência; estendida a atenção também aos familiares.

O programa oferece cuidados de higiene, alimentação, descanso, atendimento psicossocial, entre outros, com encaminhamentos direcionados para o Sistema Único de Saúde (SUS), para o Sistema Único Socioassistencial (SUAS) e demais políticas setoriais.

Com foco na redução dos riscos e danos individual, social e comunitário, o Programa Atitude tem o objetivo de acolher e garantir proteção integral aos usuários e seus familiares. É parte das estratégias de redução da violência do Plano de Segurança Pública Pacto Pela Vida (PPV).

Os núcleos do Programa Atitude funcionam, com atendimento regionalizado, nos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Caruaru. Os serviços são desenvolvidos através de equipes interdisciplinares com profissionais das áreas de psicologia, serviço social e enfermagem; educadores sociais e oficineiros.

Por Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário