GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

TRANSIÇÃO EM PERNAMBUCO

Quem Raquel pode ouvir


Faltando pouco mais de 20 dias para acabar o ano, tendo pelo meio as festas de Natal e Réveillon, a governadora eleita Raquel Lyra (PSDB) ainda não sinalizou para nenhuma liderança do arco de apoio ao seu futuro governo quanto às negociações para montagem do Secretariado e segundo escalão.

Políticos das mais múltiplas tendências ouvidas pelo blog, inclusive gente que a acompanhou nas duas gestões dela como prefeita de Caruaru, têm pelo menos uma opinião em comum: a tucana governará com o seu núcleo duro, que passa pelas pastas estratégicas, abrindo mão de poucas áreas para indicações políticas.

Duas lideranças terão forte influência: o ex-senador Armando Monteiro Neto e o presidente nacional do PSDB em fim de mandato, Bruno Araújo. O primeiro por ter sido o criador e maior incentivador da candidatura ao Palácio das Princesas quando ela nem sonhava nem o pai, o ex-governador João Lyra Neto, acreditava.

Já Bruno, não apenas acatou a sugestão de Armando para entregar o comando estadual da legenda tucana a Raquel, como criou as condições naturais para a candidatura dela, viabilizando a logística de toda a campanha, principalmente no segundo turno. Até o senador cearense Tasso Jereissati, ex-presidente do PSDB, deu uma contribuição financeira pessoal para a aliada em Pernambuco.

Armando e Bruno, entretanto, não vão ocupar cargo nenhum, até porque as inserções de ambos deixaram, há muito tempo, de ser domínio territorial de Pernambuco para ganhar destaques no plano nacional. Mas se constituirão conselheiros e interlocutores privilegiados, podendo, se for o caso, sugerir até nomes de aliados para o primeiro escalão da governadora.

Lugar certo – Dos nomes técnicos que ajudaram a governadora eleita Raquel Lyra na campanha, chegando a aceitar a ser suplente de senador na chapa de Guilherme Coelho, não eleito, um dos mais lembrados para a sua futura equipe é a do empresário Frederico Loyo, do ramo de hotelaria. Está sendo cotado para a Secretaria de Turismo, mas conforme adiantei, ontem, pode ser alternativa para a pasta de Desenvolvimento Econômico, atualmente tocada pelo ex-prefeito Geraldo Júlio. 

Vilaça em alta 

Outro nome dado como certíssimo na equipe de Raquel é o do advogado Túlio Vilaça, primo do ex-ministro Marcos Vilaça, integrante da Academia Brasileira de Letras. Embora bastante jovem ainda, Túlio tem notabilidade no meio jurídico, trabalhou com Raquel na Prefeitura de Caruaru e, na campanha, teve papel destacado como coordenador da área jurídica. Há quem diga que seu lugar é na chefia da Procuradoria do Estado, mas um político disse que não se surpreenderia se ele viesse a ocupar a chefia da Casa Civil.

Expectativa municipal 

Raquel resolveu antecipar o primeiro encontro com todos os prefeitos do Estado para hoje em Caruaru, sua terra natal. Está marcado para começar por volta das 14h30. Presidente do Consórcio Intermunicipal do Agreste, o prefeito de Vertentes, Romero Leal, tucano como a governadora eleita, entende que o encontro será importante para que os gestores possam conhecer o que a governadora pretende fazer na área do municipalismo, já que traz para a sua gestão a experiência de prefeita.

Por Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário