GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

VACINAÇÃO

Pernambuco autoriza a imunização contra a Covid-19 de crianças de 6 meses a 2 anos

Vacinação infatil com a dose da Pfizer Baby  - Foto: Rovena Rosa/Agêncoa Brasil


O público, formado por 330.378 crianças, deve receber três doses da vacina Pfizer Baby



Crianças pernambucanas com idades entre seis meses e dois anos estão liberadas para receber as três doses da vacina Pfizer Baby. O Governo do Estado autorizou os municípios a iniciarem a imunização contra a Covid-19 de todos os pequenos, a partir desta sexta-feira (23), independente de comorbidades.

A definição foi discutida e aprovada pelos membros do Comitê Técnico Estadual de Acompanhamento da Vacinação e pactuada com os representantes municipais. 

Ao todo, 30.378 crianças são elegíveis as vacinas, por fazer parte desta faixa etária. A estratégia de vacinação foi ampliada devido à baixa procura nos postos de vacinação e a presença de doses do imunizante nos estoques dos municípios.

A vacinação infantil contra a Covid -19 funciona um pouco diferente entre as crianças, uma vez que os menores de 3 anos devem receber a proteção contra o novo coronavírus em três doses, sendo as duas primeiras com intervalo de, no mínimo, 3 semanas (21 dias), seguidas por uma terceira dose, que deve ser administrada pelo menos 2 meses (8 semanas) após a segunda dose.

“A ampliação da vacinação para este público já era uma pauta de recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), porém o baixo quantitativo de doses disponíveis nos impedia de fazer grandes avanços de imediatos. Analisando nosso cenário atual, com baixa cobertura vacinal e doses disponíveis, além da circulação do vírus, se faz necessária essa ampliação do acesso para promoção da proteção dos meninos e meninas de nosso Estado”, explicou o secretário estadual de Saúde, André Longo. 

No último mês, Pernambuco recebeu uma remessa com 47 mil doses de Pfizer Baby, encaminhada pelo Ministério da Saúde (MS). Anteriormente, apenas crianças de 6 meses a menores de 2 anos com comorbidades e bebês de 6 a 11 meses sem comorbidades podiam ser imunizados. 


Por Portal Folha de Pernambuco


Nenhum comentário:

Postar um comentário