GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

ASSALTOS A CICLISTAS

Mulheres que pedalam por ruas da Zona Norte e área central do Recife denunciam constantes assaltos

A publicitária Pietra Alcântara, que pedalava com o noivo na rua Padre Roma,                                                                                                                                                  também foi vítima de assalto - Foto: Reprodução/Twitter


Em todos os casos, um homem de moto se aproxima, puxa a bolsa e vai embora rapidamente, provocando, muitas vezes, a queda violenta das vítimas



Mulheres que pedalam em bairros da Zona Norte e área Central do Recife denunciam assaltos constantes e insegurança. As ciclistas relatam que as ações criminosas começaram a ser registradas com maior frequência em dezembro do ano passado e nos primeiros dias de 2023.

Em todos os casos, um homem de moto se aproxima, puxa a bolsa e vai embora rapidamente, provocando, muitas vezes, a queda violenta das vítimas. Os crimes ocorreram sempre entre 19h e 21h.

Gaia Lourenço, de 31 anos, é coordenadora da Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo), e foi uma das vítimas. No último dia 6 de janeiro, por volta das 21h, ela, o namorado e uma amiga seguiam de bicicleta na ciclofaixa da rua Mário Melo, em Santo Amaro, em direção a um bar da região, quando foi surpreendida por um motoqueiro.

"É um percurso que eu faço com frequência, inclusive sozinha, principalmente nesse horário. Quando a gente dobrou na rua da Fundição, em frente a estação da Celpe [atual Neoenergia], onde tem o estacionamento da polícia, com câmeras, um motoqueiro deu como se fosse um tapa nas minhas costa e puxou minha pochete, que estava cruzada no meu corpo. A minha sorte é que ela arrebentou na hora, e eu não desequilibrei da bicicleta", afirmou Gaia.

A vítima informou, ainda, que o criminoso entrou na avenida Visconde de Suassuna e que ela, o namorado e a amiga tentaram seguir a moto para identificar a placa, mas não conseguiram. "A minha impressão é que a placa estava toda cinza, mas por onde ele passou, há câmera de estabelecimentos e da SDS", informou a vítima, que registrou um boletim de ocorrência.

A programadora Glória Teodoro, de 26 anos, sofreu uma tentativa de roubo na mesma situação, no dia 5 de dezembro. Ela pedalava pela avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, na Zona Norte, quando um homem em uma moto se aproximou, puxou a bolsa, mas não conseguiu levar o objeto. 

"Não se trata só de assalto ou perder um bem pessoal, é o perigo de levar uma queda e se machucar ou ser atropelada. Uma amiga foi assaltada da mesma forma no mesmo dia. Eu deixei de sair de bicicleta. Por mais que tenha um investimento para a ampliação das ciclofaixas, não existe para a segurança de a gente andar em paz", lamentou Glória.

Nas redes sociais, ela, Gaia e outras mulheres alvo das investigações se uniram em um grupo, no qual passaram a compartilhar os casos. No ambiente virtual, elas fizeram um levantamento que identificou cerca de 15 vítimas e os pontos exatos onde os assaltos acoteceram, sendo eles, em maior número, na Zona Norte. Entre as áreas estão a rua do Futuro; rua da Hora; rua Amélia; rua do Espinheiro; e Ponte da Capunga, na rua Joaquim Nabuco. 

No dia 4 deste mês, a publicitária Pietra Alcântara, que pedalava com o noivo na rua Padre Roma, no bairro da Jaqueira, Zona Norte, por volta das 20h50, também foi assaltada por um homem de moto. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que Pietra teve a bolsa roubada. Ela chegou a cair com o rosto no chão após se desequilibrar da bicicleta. 

Por Isabelle Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário