GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

VIRADA DE CHAVE

Nesta terça-feira (24/01/2023), começam as disputas da quinta rodada do Campeonato Pernambucano. O fato de, Sport, Náutico e Santa Cruz estarem disputando duas competições simultaneamente, é comum se ouvir nos programas de rádio e televisão a expressão: “virar a chave”.

A virada de chave não é outra coisa senão a mudança de foco de uma competição para outra. Tal passagem, por mais simples que pareça, é um desafio enorme para técnicos e jogadores. Requer análises de rendimentos individuais e coletivos; avaliação de desgastes com jogos e viagens; definição de prioridades... Enfim, até a chegada do produto final, que é a resposta dada nos jogos, muita coisa acontece, e pode contrariar, frustrar a expectativa criada pelos torcedores.

Apesar da desvalorização dos estaduais, competições mais atingidas pela oxidação deste ultrapassado modelo do futebol brasileiro, um título é sempre bem vindo para colorir currículos. Soa bem aos ouvidos. No mínimo isto.

A competição regional – Copa do Nordeste – serve como parâmetro para a atual realidade do futebol pernambucano que não tem nenhum representante na Série A do Brasileiro. Nesta edição de 2023 da CN, teremos seis equipes que irão medir forças no Brasileiro da Série B. Portanto, o Nordestão é uma excelente oportunidade para avaliação do trabalho daqueles clubes que têm como meta maior na temporada, o acesso à Série A.

O Sport estreou bem no regional, e faz boa campanha no estadual. O rubro-negro da Ilha do Retiro, enfrenta, hoje a noite, na Ilha do Retiro, o lanterna do Pernambucano: o Belo Jardim, que em quatro apresentações contabilizou três derrotas e um empate. A lógica aponta para uma tranquila vitória do Leão. No sábado o Sport mede forças com o Retrô, em jogo que vale a liderança do Estadual, e somente no dia 5 de fevereiro é que “vira a chave”, e volta a jogar na Copa do Nordeste. A expectativa do torcedor rubro-negro é de que o time alcance seus dois objetivos iniciais: classifique em primeiro lugar na fase de classificação do Pernambucano; e passe para a segunda fase da Copa do Nordeste, que vale um aporte financeiro de R$ 500 mil.

O Náutico estreou com derrota no Pernambucano, mas reagiu logo a seguir. Por outro lado, os alvirrubros largaram de forma brilhante na Copa do Nordeste. O time dos Aflitos foi o único a vencer na condição de visitante, na rodada de abertura do regional. Um feito que pode fazer a diferença na briga por uma das quatro vagas para a próxima fase da disputa. A julgar pelo que foi registrado na primeira rodada da CN, o mando de campo será um fator determinante para o sucesso dos clubes na fase de grupos. Vale lembrar que, os quatro primeiros clubes com melhor pontuação passam para as quartas de final.

O Santa Cruz tem se mostrado eficiente nas disputas dos jogos da Copa do Nordeste. O Tricolor do Arruda somou duas vitórias na fase de classificação para preenchimento das quatro vagas restantes, e empatou na jogo de estreia na fase de grupos, com o Vitória, em  Salvador. Por outro lado, não conseguiu o mesmo brilho nos três jogos que disputou no Pernambucano, onde somou três empates. Os jogadores corais ainda não entenderam o desafio da “virada de chave”.

O cenário se tornará mais difícil de ser compreendido a partir da segunda quinzena de fevereiro, quando começam as disputas da Copa do Brasil, competição nacional no estilo mata, mata, o que torna todos os seus jogos decisivos, a partir da rodada de abertura.

A qualidade, e maturidade dos elencos, são decisivas em tempos de “viradas de chave”.

CLAUDEMIR GOMES

Nenhum comentário:

Postar um comentário