GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 14 de janeiro de 2023

CARNAVAL 2023

Prévias com muito frevo, maracatu e samba nas ladeiras de Olinda neste fim de semana

A Prefeitura de Olinda está com diversos serviços e intervenções para garantir a alegria dos foliões, que vem para a cidade nestes sábado (14) e domingo (15). (Foto: Sandro Barros / PMO)


Olinda já respira Carnaval e moradores, foliões e turistas podem aproveitar a programação gratuita das prévias nas ladeiras do Sítio Histórico da cidade patrimônio cultural. O fim de semana conta com muito frevo, maracatu e samba. Cortejos e ensaios abertos dão o tom da festa, que contará com os serviços e apoio da Prefeitura de Olinda por meio das secretarias de Cultura, Guarda Municipal, Saúde, Trânsito, Controle Urbano, Direitos Humanos e Assistência Social. A concentração dos blocos começa às 14h.

A gestão municipal trabalha para garantir que os foliões apreciem a diversidade cultural da cidade, para isso está com diversos serviços que visam dar mais tranquilidade aos foliões. Confira abaixo os serviços realizados pela gestão municipal e também a programação cultural deste sábado (14) e domingo (15).

Trânsito

A partir das 14h haverá controle de acesso em cinco pontos da Sítio Histórico, são eles: Praça Dantas Barreto, Ladeira da Sé, Ladeira da Misericórdia, Rua do Bonfim com a Avenida Liberdade e 27 de Janeiro, além do reforço na fiscalização entre a Rua do Sol e Sigismundo Gonçalves. No mesmo horário será desativada a ciclofaixa, para evitar retenção para quem está chegando na cidade.

Outra novidade é a utilização de um drone para monitorar veículos estacionados de forma irregular, atrapalhando a passagem dos blocos e de pessoas. As imagens serão compartilhadas com as demais secretarias visando ampliar a assertividade das ações, durante o período de realização da festa.

Controle Urbano

Mais de 100 profissionais, entre agentes, fiscais, e defesa civil estarão atuando no reforço para controle para troca de garrafas de vidro por recipientes descartáveis, orientações aos ambulantes. Para evitar acidentes perfurocortante está vetada a entrada de garrafas de vidro por parte dos foliões, bem como a venda proibida pelos comerciantes com estabelecimentos fixos e ambulantes.

Sete pontos de trocas de garrafa de vidro por plástico estarão disponíveis nos acessos ao Sítio Histórico, são eles: sede da Prefeitura com a Rua 15 de novembro, Rua Bispo Coutinho com a São Francisco, Rua Treze de Maio com a Rua da Boa Hora, Rua do Amparo com a Rua da Bica, Avenida Liberdade com a Praça João Alfredo (Cais Bar), Largo do Amparo com a rua do Amparo e início da Avenida Liberdade com a Rua do Bonfim.

Iluminação

A Prefeitura de Olinda intensificou a instalação de luminárias de led no Sítio Histórico. A medida é uma determinação do Professor Lupércio que visa garantir uma melhor qualidade na iluminação pública da cidade e mais segurança para moradores, turistas e foliões.

Os trabalhos foram iniciados na noite da última terça-feira (10), na Avenida Liberdade, em frente a Faculdade Focca. O Sítio de Seu Reis, as ruas 7 de Setembro, 27 de Janeiro, além da travessa e praça de São Pedro receberão nova iluminação nos próximos três dias.

Banheiros

A Secretaria de Cultura está disponibilizando 54 cabines de banheiros químicos nos principais locais de concentração de foliões durante as prévias. Os banheiros estarão distribuídos no Carmo, ao lado Correios (próximo a parada de ônibus), Fortim do Queijo, rua Porto Seguro (ao lado da Venda de Seu Biu), Praça do Carmo (dentro da praça), Ribeira (no beco em frente ao Mercado), Largo do Amparo (ao lado da igreja) e no Alto da Sé em dois locais, (na subida da ladeira da Sé e no estacionamento da Academia Santa Gertrudes).

Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania

Estarão atuando profissionais com ações preventivas de combate ao trabalho infantil,  vulrabilidade social e junto com o conselho tutelar do município.

Guarda Municipal

O efetivo de 35 agentes está efetuando rondas no Sítio Histórico e também no suporte aos profissionais do poder público durante as prévias.

Secretaria de Saúde

A Vigilância Sanitária de Olinda estará neste final de semana com ações voltadas para fiscalização no comércio formal e informal da cidade, no período das prévias carnavalescas. No sábado (14.1), uma equipe de cinco inspetores da VISA estará das 9h às 20h com atividades voltadas para hotéis, pousadas e restaurantes do Sítio Histórico. No domingo (15.1), das 8h às 20h, a equipe vai ficar nas ações dos estabelecimentos fixos e ambulantes

Secretaria de Cultura

Os grupos, agremiações, blocos e troças que queiram participar das provas precisam realizar a solicitação no formulário disponibilizado pela Secretaria de Cultura com informações sobre dia, local, horário e público estimado no desfile das prévias. A secretaria reforça, que está proibido o uso de som mecânico e/ou puxados por veículos. Acesse aqui o formulário - https://bit.ly/3SUN5P1.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Sábado 14/01

Cortejo - T.C.M Rebylleuria - concentração às 14h, na rua do Bonfim;

Cortejo - Os de Batera - concentração às 14h, na Praça do Carmo;
Ensaio - Baquetando Bloco Percussivo - concentração, às 15h, na Praça Maxambomba;

Ensaio - Maracatu Atômico - Umuarama,  no Bar do Nivaldo, às 14h;

Hoje A Mangueira Entra - Clube Atlântico de Olinda. às 19h.

Domingo 15/01

Cortejo - Tcm O Fodão - Rua 27 De Janeiro, 128 (Sede da Pitombeira dos Quatro Cantos), às 15h;

Cortejo - Batucada Atômica - Praça da Igreja de São Pedro, às 14h

Cortejo - Bateria Cabulosa - Rua 27 de janeiro, às 15:30h

Cortejo - Afojubá Batuque Recife - Praça João Alfredo, às 15h

Cortejo - Tcm Menino Da Tarde - Rua 27 de Janeiro, às 13h

Cortejo - Grupo Tambores D`Saia - Praça do Carmo, às 15h

Cortejo - Grupo Percussivo Kangoma - Em frente a Prefeitura de Olinda, às 15:30h

Cortejo - Grupo Batadoní, Praça da Abolição, às 15:30h

Ensaio - Fábrica De Samba - Praça Monsenhor Fabrício, às 14h

Ensaio - Escola De Samba D'breck - Praça do Baobá, às 15h

Ensaio - Sambadeiras - Centro Cultural Luiz Freire, às 14h

Ensaio - Sombatuki - Rua Treze de Maio, às 13h

Ensaio - Afoxé Oyá Alaxé - Mercado da Ribeira, às 15h.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário