GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 28 de janeiro de 2023

CARNAVAL 2023

Alceu, Elba, Pabllo Vittar e João Gomes: Carnaval do Recife aposta na tradição e em novidades

Alceu, Elba, Pabllo e João Gomes são atrações do Carnaval do Recife - Foto: Divulgação


Ao todo, serão 2.800 apresentações, divididas em 44 polos



A Prefeitura do Recife anunciou, nesta sexta-feira (27), em coletiva de imprensa no Paço do Frevo, as atrações para o Carnaval da Capital pernambucana deste ano. Ao todo, serão 2.800 apresentações, divididas em 44 polos - 8 centralizados, 5 infantis, 12 descentralizados e 19 comunitários. Além das atrações, foi anunciado o tema do Carnaval deste ano: “Voltei Recife com todos os Carnavais”

O Marco Zero será palco de mais de 20 shows de nomes que representam a cultura pernambucana e brasileira. Na sexta-feira (17), o local recebe agremiações campeãs do grupo especial 2020; Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério; os homenageados do Carnaval 2023 (Geraldo Azevedo, Dona Marivalda e Zenaide Bezerra), além de shows de Duda Beat e Geraldo Azevedo, que receberá Alceu Valença, Elba Ramalho e Chico César. 

“É uma emoção depois de dois anos sem poder fazer a nossa grande festa carnavalesca, o Recife volta com toda a sua potência e sua força. O Carnaval é o maior acontecimento, a maior mobilização, a maior festa, o maior evento, é a maior expressão que existe no Recife, por isso que quando a gente fala de Carnaval a gente tem emoção, tem alegria e também responsabilidade do trabalho com a prefeitura”, destacou o prefeito do Recife João Campos na coletiva.

O prefeito do Recife, João Campos, na coletiva do Carnaval 2023 | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco 

A festa descentralizada trará atrações como Flaira Ferro, Banda de Pau e Corda, Juliana Linhares, Quinteto Violado, Maciel Salu, Ave Sangria, Devotos, Karynna Spinelli, Som da Terra, Gabi do Carmo, Mombojó, Belo Xis, Orquestra 100% Mulher, Chico Chico, Ed Carlos, Bia Villachan, Marron Brasileiro, Gustavo Travassos, Os Gilsons, Nação Zumbi, Cordel do Fogo Encantado, Antônio Nóbrega, Marcelo Falcão, Gaby Amarantos, Marina Sena, Mombojó, Ave Sangria, Devotos, Michele Melo, Barão Vermelho, entre outros nomes. 

Entre os polos centralizados estão Marco Zero, Praça do Arsenal, Cais da Alfândega, Moeda, Praça da Independência, Pátio de São Pedro e Pátio do Terço. Além deles, o Carnaval 2023 conta com polos de concursos de agremiações, bairros, comunitários e infantis.

Este ano, os homenageados do Carnaval do Recife são Zenaide Bezerra, a mais antiga passista em atividade do Brasil; Dona Marivalda, rainha do Maracatu Estrela do Mar, e Geraldo Azevedo, cantor e compositor.

Muito emocionada, Zenaide Bezerra, revelou que o segredo para não perder a vontade de frevar é nunca parar. 

Zenaide Bezerra, a mais antiga passista em atividade do Brasil. Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco


“Quando eu recebi o convite, eu chorei, fiquei emocionada, mas agora já está caindo a ficha e eu tive que vir. O segredo para manter esse pique é não parar nunca, não parar de dançar nunca, dançar é muito bom, e fazer aquilo que a gente gosta é melhor ainda”, afirmou a homenageada. 

De acordo com o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Melo, o Carnaval mexe com toda a cidade. 

“A gente sabe a importância que o Carnaval tem, não só para a cultura da cidade, mas pro próprio recife como um todo. Ela mexe com a vida da gente, é a nossa vida cultural plenamente efetivada nas ruas, então a gente tem certeza que vai ser uma festa como estamos dizendo: voltei Recife com todos os carnavais”, destacou o secretário. 

No primeiro Carnaval após o anúncio do Plano Recife MCP - Matriz da Cultura Popular, agremiações e tradições culturais ancestrais receberam reajustes de 40% a 50% nos valores de cachês e premiações de concursos assegurados pelo poder público municipal. A cultura popular ganhará destaque não só entre os homenageados, mas também em todas as passarelas da festa. 

Os tradicionais concursos distribuirão mais de R$ 1,3 milhão entre as agremiações. Além disso, blocos, troças, ursos, maracatus, bois e demais manifestações ganharão as ruas desde as prévias. No Carnaval, as agremiações desfilarão grandes novidades, como o circuito De Pátio a Pátio, que reunirá, entre os dias 19, 20 e 21 de fevereiro (domingo, segunda e terça de Carnaval), das 16h às 19h, entre o Pátio do Livramento, Rua 1º de Março, Praça da Independência, Avenida Dantas Barreto e Pátio de São Pedro.

O presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Marcelo Canuto, ressaltou que o investimento para a Festa de Momo é estimado em cerca de R$ 38 milhões. 

“Nós montamos uma grade extremamente diversa, você tem o samba, o frevo, a cultura popular, e temos acima de tudo a diversidade e o que caracteriza o Carnaval do Recife que é ser democratico. Estamos também com a preocupação de viabilizar um patrocínio para financiar esses cachês mais altos, o que é muito importante neste momento. Com isso, temos certeza que vamos fazer um grande Carnaval, o Carnaval da volta”, pontuou Marcelo. 

Segundo a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula, turistas de diversas cidades do Brasil vão contribuir com a alegria do Carnaval do Recife durante todos os dias de programação. “Já temos uma expectativa de mais de 90% de ocupação hoteleira, mas a gente espera que os hotéis do Recife estejam todos lotados durante a festa. O turista e o recifense estavam com muita saudade dessa festa. A gente começou com programas de city tours e visitas. Os Olha! Recife serão realizados com temas carnavalescos”, comentou ela.

Confira programação do Marco Zero:
Quinta-feira - 16/02 

- Ubuntu (cortejo formado por 24 afoxés com cerimônia de lavagem do Boulevard da Rio Branco) e Tumaraca - Encontro das Nações (com 700 batuqueiros de 13 Maracatus de Baque Virado)

Sexta-feira - 17/02
-  Recife Matriz da Cultura Popular - Apresentação das Agremiações vencedoras do Grupo Especial Carnaval 2020
- Maestro Forró 
- Geraldo Azevedo recebe Alceu Valença, Elba Ramalho, Fafá de Belém e Chico César
- Duda Beat

Sábado - 18/02  
- Recife Matriz da Cultura Popular - Apresentação das Agremiações vencedoras do Grupo 1 do Carnaval 2020
- Maestro Duda
- Almir Rouche
- Pabllo Vittar com participação de Uana e Romero Ferro 
- Recife Capital do Brega

Domingo - 19/02 
- Recife Matriz da Cultura Popular - Encontro de Maracatus de Baque Solto
- Gerlane Lops e orquestra de bamba 
- Maria Rita 
- Sorriso Maroto 
- Fundo de quintal

Segunda - 20/02
- Recife Matriz da Cultura Popular - Encontro de Blocos Líricos
- Coral Edgar Morais
- O bonde
- Getúlio Cavalcanti
- Dalva torres 
- Melim 
- Nando Reis 
- Emicida

Terça-feira - 21/02
- Recife Matriz da Cultura Popular - Apresentação das Agremiações vencedoras do Grupo 2 do Carnaval 2020
- André Rio 
- Lenine e Spok 
- João Gomes 
- Alceu Valença
- Elba Ramalho 
- Orquestrão - 10 anos do frevo como patrimônio

Por Portal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário