GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 28 de janeiro de 2023

CARNAVAL 2023

Recife tem novo reinado; conheça o Rei e a Rainha do Carnaval 2023

Mayara Araújo e Bruno Henrique, a rainha e o rei do Carnaval 2023 do Recife - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco


Seleção foi realizada na noite desta sexta (27) no Pátio de São Pedro



Depois de três anos, o Carnaval do Recife tem um novo reinado. Bruno Henrique de Farias e Mayara Almeida foram eleitos, respectivamente, Rei e Rainha da folia recifense de 2023. O resultado da seleção foi anunciado em cerimônia realizada no Pátio de São Pedro, localizado no bairro de São José, centro da capital pernambucana, na noite desta sexta-feira (27).

Já Bruno Henrique, 35 anos tentou vencer o concurso por quatro anos seguidos. Segundo o bailarino, as pessoas diziam que não tinha "estereótipo" para ser Rei Momo. "Eu sabia que ia chegar o meu momento, e ele chegou. Minha expectativa [para o Carnaval] é a melhor possível, de felicidade e alegria", afirmou. Ele agradeceu à comunidade onde cresceu, o Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, e às diversas instituições em que já atuou. "Esse reinado não é só meu. É nosso", afirmou Bruno Henrique, que, além de bailarino, é coreógrafo e professor de dança.

Cão subiu no palco do concurso mais de uma vez, roubando a cena - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco


O evento começou por volta das 20h diante de um Pátio lotado. Logo no início das apresentações, um fato inusitado: um cachorro subiu várias vezes no palco. Embora os seguranças o tirassem do local, o animal sempre dava um jeito de voltar. Até que, na performance de abertura, ele correu no meio dos dançarinos, chegando a morder a capa da atual Rainha do Carnaval, Ruanna Oliveira. O animal foi retirado com uma corda improvisada de coleira.

Reinado de 3 anos
Realizado pela última vez em 2020, por causa das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o Carnaval do Recife era, desde então, representado pela mesma dupla de majestades, ainda que sem foliões nas ruas ao longo de todo esse período. O produtor cultural Marcone Mastronelly e a coreógrafa Ruanna Oliveira, que já tinha sido Rainha em 2015, fizeram questão de participar da cerimônia e passar o bastão para a nova realeza.

Na fala de despedida aos súditos, Ruanna se emocionou bastante. "O Carnaval continua, graças a Deus. Meu ciclo se encerra, mas deixo uma história. Eu me orgulho de ter sido três vezes princesa para me tornar Rainha em 2015", disse.

Já Marcone recordou os anos marcados pela pandemia. São tantas emoções. São tantas coisas que eu ouvi. Esse é o maior Carnaval do Brasil. E para mim, representá-lo com uma Rainha é uma honra. Com você, eu vivi alguns dos momentos mais lindos da minha vida", afirmou, dirigindo-se a Ruanna, e, em seguida, dedicando o período de reinado a Eduardo Queiroz, Rei Momo de 2017 que morreu de Covid-19 recentemente. Logo após o discurso dos reis, os candidatos se apresentaram ao público.

Nina Souza e Matheus José Pimentel - Foto: Edson Holanda/divulgação PCR


Pessoa com deficiência
Mais cedo, houve a eleição do Rei e da Rainha da Pessoa com Deficiência do Carnaval do Recife 2023. No concurso, que teve a segunda edição, nessa tarde, no Compaz Dom Hélder Câmara, na Ilha Joana Bezerra, na região central, os vencedoes foram dois cadeirantes.

O pedagogo Matheus José Pimentel, 27 anos, foi eleito o rei e a professora de dança Nina Souza, 40 anos, a rainha. Cada um foi premiado com R$ 5 mil.

"Sou passista e porta voz do frevo e é com grande alegria que recebo a faixa e o título de majestade da pessoa com deficiência do Carnaval do Recife, que é o Carnaval da diversidade e da inclusão. Para mim, o Carnaval do Recife é isso, é diverso, é amor, é alegria, é energia, é saúde, é viver", disse Matheus.

Nina e Matheus receberam, respectivamente, as faixas da rainha de 2020, Zemily Casala Santos, e do rei de 2020, Caio Antônio Rocha, ambos com síndrome de Down.

O evento, realizado pela Secretaria-Executiva de Direitos Humanos do Recife, reuniu 19 concorrentes, sendo seis homens e 13 mulheres. Este ano puderam se candidatar pessoas com deficiência física, a exemplo de amputados, usuários de cadeira de rodas, usuários de muletas ou com mobilidade reduzida.

Por Artur Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário