GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 21 de janeiro de 2023

COPA DO NORDESTE

Santa Cruz visita o Vitória na estreia na Copa do Nordeste, em duelo pela 'recuperação' no ano

Contra o Vitória, Michel Douglas deve retornar à titularidade no Santa Cruz (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)


Os dois times começaram o ano bem, ganhando a vaga na Eliminatória, mas vêm de resultados ruins em seus campeonatos estaduais


A Copa do Nordeste começa neste sábado para o Santa Cruz, e logo com um clássico regional entre Pernambuco e Bahia. O Tricolor visita o Vitória, no Barradão, às 17h30, onde jamais conseguiu sair vitorioso nos 87 anos de confronto com o Leão baiano. Além da história, o jogo deste sábado pode falar bem mais sobre o futuro a curto prazo, uma vez que os dois clubes encaram a partida como um possível ponto de ‘recuperação’ no começo do ano.

Tricolores e Rubro-negros vivem cenários parecidos. Ambos buscam uma recuperação da imagem de seus clubes, enquanto vêem seus maiores rivais, Sport e Bahia, alcançarem patamares bem mais altos financeiramente. Mas as semelhanças também estão dentro de campo. Santa Cruz e Vitória começaram bem o ano de 2023. Mesmo sem chegarem com largo favoritismo contra clubes menos expressivos a nível regional e nacional, os dois times conquistaram a vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste via Eliminatórias, vencendo sem precisar dos pênaltis.

Porém, quando começaram os estaduais, a chave virou. No Santa Cruz, três empates seguidos, sendo dois deles em casa, e com o time vivendo uma queda de rendimento ofensivo que fez o técnico Ranielle Ribeiro elevar o tom de cobrança. No Vitória, o cenário é ainda pior. Sem vencer no Baiano, o time de João Burse soma um empate e duas derrotas, com oito gols sofridos, incluindo uma goleada sofrida em casa por 4 a 1 para o Itabuna.

Logo, o duelo tático de Ranielle Ribeiro e João Burse ganha dúvidas as posturas das equipes. Dono da casa e mais necessitado de uma resposta à sua torcida, o Vitória pode adotar uma postura de jogo mais travada, evitando dar espaços para o Santa. O técnico rubro-negro trabalhou no seu último treino com foco na ‘bola parada’, tentando tirar vantagem nas jogadas aéreas, sobretudo com Léo Gamalho, velho conhecido do Tricolor.

Por sua vez, mesmo entusiasta da posse de bola e do volume de jogo, o treinador coral não nega que pode adotar uma postura mais reativa no Barradão. “Se jogando bem ou não, mas que (a vitória) venha”, desejou Ranielle, antes de pedir precisão e passar confiança aos atacantes. “Os homens lá da frente estão sendo muito bem cobrados para que tenham a sabedoria e a tranquilidade para que sejam cirúrgicos, assim como eles são”, avaliou.

Ainda sem Alemão e Daniel Pereira, é possível que o Santa reforce a marcação no meio de campo, com Baraka na vaga de João Erick. Geaze tende a ser mantido no gol, enquanto a boa notícia para o técnico é a volta de Michel Douglas, recuperado das dores no ombro.

FICHA TÉCNICA

Vitória

Dalton; Zeca, Dankler, Marco Antônio e João Lucas; Léo Gomes, Rodrigo Andrade e Eduardo; Gegê, Rafinha e Léo Gamalho. Técnico: João Burse.

Santa Cruz

Geaze; Jefferson Feijão, Ítalo Melo, Yan Oliveira e Ian Rodrigues; Arthur Santos, João Erick (Baraka) e Anderson Ceará; Hugo Cabral, Lucas Silva e Michel Douglas. Técnico: Ranielle Ribeiro.

Local: Barradão, em Salvador-BA
Horário: 17h30
Arbitragem: Caio Max Vieira (RN)
Assistentes: Jean Marcio dos Santos e Vinicius Melo de Lima (ambos RN).

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário