GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

CPI DA ONGs

Senador quer ‘abrir caixa-preta’ de ONGs na Amazônia, com CPI proposta há 4 anos

Senador Plínio Valério quer fiscalizar repasses e aplicação de dinheiro do Fundo Amazônia para ONGs. Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado


Plínio Valério vê momento ideal para fiscalizar repasses de verbas públicas


O senador Plínio Valério (PSDB-AM) cobra neste início de 2023 a instalação da comissão parlamentar de inquérito (CPI), que propôs há quase quatro anos, para investigar a atuação de organizações não-governamentais na Amazônia. A meta do senador amazonense é “abrir a caixa-preta” das ONGs.

Valério argumenta que o tema segue tão atual quanto em 2019, porque pode aproveitar a retomada de doações internacionais para estas organizações e via Fundo Amazônia, com o fim do governo de Jair Bolsonaro (PL).

Ele cita como exemplo da atualidade da iniciativa que marcou seu primeiro ano de mandato, o fato de o bilionário George Soros ter repassado, em apenas um ano, o equivalente a R$ 107 milhões, por meio de sua fundação, a Open Society Foundations. Bem como a sinalização de doações vindas da Noruega, Alemanha e França, além de arrecadações promovidas pelo ator Leonardo Di Caprio.

“É importante que, na volta do Fundo Amazônia, saibamos para onde vão [sic] esse dinheiro, qual o compromisso de quem recebe esse dinheiro e para que é esse dinheiro. Essa caixa-preta é isso, a gente saber para onde vai tanto dinheiro: como vai, porque vai, para onde vai. E se prestam contas, diante de um monte de ONG que não presta contas. E essa caixa-preta, só uma CPI pode abrir”, disse Plínio Valério, em entrevista à Rádio Senado.

O senador terá que formalizar uma nova solicitação para abrir a CPI das ONGs, em 1º de fevereiro, quando se inicia uma nova legislatura com novos senadores.

Davi Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário