GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

ENCONTRO COM PREFEITOS DA RMR

Em reunião com prefeitos da RMR, Raquel destaca Defesa Civil como 'primeira e mais urgente área'

Foto: Rafael Vieira

A governadora Raquel Lyra (PSDB) recebeu os prefeitos da Região Metropolitana do Recife no Palácio das Princesas, nesta terça-feira (24). Para este primeiro encontro do ano com os gestores municipais, o Governo do Estado solicitou que cada um trouxesse os três temas prioritários das suas cidades. 

Ao fazer um balanço da reunião, a Chefe do Executivo Estadual destacou a Defesa Civil como a área mais urgente."No próximo dia 2 (de fevereiro), a primeira reunião do grupo temático de defesa civil pra poder fazer um enfrentamento às chuvas que se aproximam", adiantou a governadora. 

Sem datas específicas, mas em breve, Raquel também se encontrará com prefeitos dos Agrestes, Zona da Mata e Sertões de Pernambuco. "Construindo as soluções estruturadoras para cada uma dessas regiões", completou. Na reunião de hoje, saúde, segurança, infraestrutura, acesso à água e saneamento também foram destacados.

Antes de ser diplomada, no início de dezembro do ano passado, Raquel convocou todos os gestores municipais de Pernambuco para um encontro em Caruaru. Na ocasião, a tucana disse que estaria mais próxima das prefeituras. 

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), que não pôde comparecer ao primeiro contato realizado no município do agreste, compareceu e ponderou o encontro de hoje. "Aqui a gente pôde ver a apresentação que o governo do estado fez, sugerindo a criação de uma governança metropolitana. Dentro dessa governança, comitês temáticos serão criados e os municípios têm que indicar um representante pra participar dessa discussão e apresentar, pelo menos, três temas de seu interesse", explicou.

Yves Ribeiro (MDB), prefeito de Paulista, que chegou a coordenar no litoral norte a campanha de Marília Arraes (Solidariedade) ao governo do estado, no ano passado, relembrou seu apoio à ex-deputada, mas elogiou a aproximação do Palácio das Princesas com os prefeitos. "Primeiro, a iniciativa é muito boa. A unidade entre o município e o estado é fundamental. (...) Cada ano a responsabilidade aumenta para o município e o recurso diminui e esse entrosamento é fundamental pra gente diminuir o sofrimento da população", disse. "Estou aqui para contribuir", complementou.

Quanto à agenda com o presidente Lula (PT), a governadora listou o acesso a água, o programa de integração do São Francisco, o metrô da região metropolitana do Recife e a Transnordestina como os assuntos que serão levados ao Chefe do Executivo Nacional.

Por: Nathália Monte

Nenhum comentário:

Postar um comentário