GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 1 de janeiro de 2023

GOVERNO DO TOCANTINS

Wanderlei Barbosa toma posse para segundo mandato como governador do Tocantins



O governador reeleito Wanderlei Barbosa (Republicanos) tomou posse na manhã deste domingo, 1º de janeiro, para seu segundo mandato. Durante sessão solene no plenário da Assembleia Legislativa, ele prestou juramento à constituição e assinou o termo de posse junto com o vice, Laurez Moreira (PDT).

Wanderlei Barbosa (Republicanos) foi reeleito para governar o Tocantins por mais quatro anos no dia 2 de outubro de 2022. Ele venceu no primeiro turno da Eleição com 58,14% dos votos válidos, contra 22,50% do segundo colocado, Ronaldo Dimas (PL).

O governador fez um pronunciamento no plenário da AL destacando ações de sua gestão após assumir o estado e fazendo agradecimentos. Durante a fala ele afirmou que vai buscar um bom relacionamento com o governo federal, mesmo tendo votado em outro candidato à presidência. As informações são do G1/TO.

“Eu queria dizer aos senhores, nós compreendemos as razões ideológicas, mas não comungamos com todas elas. Eu votei em um candidato a presidente, mas eu tenho que conviver e conviver bem com o escolhido pela maioria dos brasileiros. Eu não quero e não vou prejudicar o estado do Tocantins e os tocantinenses por falta de boa convivência, vou continuar batendo a porta de todos”, disse.

Depois da cerimônia na Assembleia Legislativa, Wanderlei Barbosa e o vice Laurez Moreira seguiram para a ala norte do Palácio Araguaia. Uma estrutura foi montada no local para o pronunciamento do governador reeleito.

Entre os primeiros compromissos do novo mandato, Wanderlei irá ainda neste domingo para Brasília (DF) para acompanhar a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Quem é Wanderlei Barbosa

Wanderlei tem 58 anos, é natural de Porto Nacional, na região central do estado e começou a carreira política em 1989, como vereador pelo município. Em 1996 mudou para a capital onde também se elegeu vereador.

Foi presidente da Câmara Municipal nos biênios de 2003-2004 e de 2009-2010. Também ocupou o cargo de subprefeito de Taquaruçu na época da emancipação.

Wanderlei é filho de Fenelon Barbosa, o primeiro prefeito de Palmas. O governador é casado com Blandina Vieira Leite Castro e pai de Ygor Leonardo Castro Leite, Rérison Antonio Castro Leite e Rosa Maria Castro Leite.

Em 2010, Wanderlei se elegeu para o primeiro de dois mandatos como deputado estadual. Ele permaneceu nesta função até 2018, quando se afastou para disputar a eleição suplementar ao lado de Carlesse como vice-governador na chapa que acabou vencedora. A disputa foi convocada por causa da cassação de Marcelo Miranda e Claudia Lelis dos cargos de governador e vice.

Wanderlei assumiu a cadeira de governador interinamente em outubro de 2021 após Mauro Carlesse ser afastado pelo STF durante duas operações da Polícia Federal. Em março de 2022, após ser alvo de um processo de impeachment, Carlesse renunciou e Wanderlei tomou posse do cargo definitivamente. Em outubro ele foi reeleito no primeiro turno com 58,14% dos votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário