GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 21 de janeiro de 2023

JÁ FEZ O "L" HOJE ?

 Simone Tebet diz que a partir de fevereiro vai cortar o Bolsa Família por 60 dias


Nos próximos meses, várias pessoas que hoje fazem parte do programa Bolsa Família serão cortadas do benefício


Ao menos esta é a previsão da Ministra do Planejamento do governo Lula, Simone Tebet. Em entrevista concedida ao jornal O Estado de São Paulo, ela disse que precisa fazer um ‘pente-fino’ no programa e milhares famílias terão o benefício do Bolsa Família cortado por 60 dias.

“Vamos ter provavelmente, não digo economia, não se pode falar em economia
quando se fala em fome. Mas teremos cancelamentos significativos no número de famílias unipessoais ganhando o Bolsa Família”, disse Tebet quando foi perguntada sobre a eficiência do pente-fino no projeto social.

A Ministra disse ainda que colocou o seu Ministério do Planejamento à disposição do Ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. Ela afirmou que pessoas da sua equipe provavelmente ajudarão neste período de realização de pente-fino nas contas do CadÚnico.

“O Planejamento é um ministério meio. Nós vamos procurar dar o suporte na horizontalidade, a visão geral que nós temos. A decisão de mérito, específica, é dos ministérios fins. Por exemplo: eu fui do grupo de transição e conheço bem o Cadastro Único do Bolsa Família. O CadÚnico é a alma de todos os programas sociais. Ele tem de ser remodelado”, disse ela.

Ainda na entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, Tebet disse que o governo precisa se preparar para realizar o pente-fino aos poucos. Na sua avaliação, se o Ministério excluir todas as supostas irregularidades de uma só vez, haverá formação de grandes filas.

“Eu estava no grupo de transição. Não tinha jeito. Não adianta, eu já fui prefeita. Vai formar fila e não vai resolver. Nós adiamos por 60 dias o bloqueio porque ao bloquear todo mundo corre para fila da assistência social para pedir o desbloqueio.”

“Vai ter de ser um bloqueio em 60 dias e não pode começar em janeiro. Ao invés de janeiro, vai começar em fevereiro ou março e não vai ser por 30 dias. Serão 60 dias. Bloqueia-se. Quem se sente prejudicado, vai um cartãozinho, e farão a averiguação se se enquadra ou não. O mais importante é repensar o modelo, porque a família unipessoal cresceu de tal forma que gerou uma série de irregularidades”, completou ela. 

Investor Brazil

Um comentário: