GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

LUTO NA MÚSICA INTERNACIONAL

Morre o cantor e compositor David Crosby, aos 81 anos

Foto: VALERIE MACON


David Crosby, cantor e guitarrista dos grupos Byrds e Crosby, Stills, Nash & Young, faleceu aos 81 anos, após um "longo período doente". A confirmação da morte foi dada à revista norte-americana Variety, pela viúva de David, Jan Dance.

Segundo ela, o artista passou um longo período doente e relatou que estava cercado de amor, junto da esposa e do filho. "Por mais que ele não esteja mais conosco aqui, sua humanidade e alma gentil vão continuar a nos guiar e a nos inspirar. Seu legado vai continuar a viver em sua música lendária. Paz, amor e harmonia para todos que conheceram David e aqueles que ele tocou. Ele vai fazer muita falta", disse a viúva em comunicado.

A carreira do artista foi marcada por grandes sucessos. Nos anos 1960, os Byrds foram trilha da contracultura e base para o folk-rock e a música psicodélica. No final dos anos 1960 e início dos 1970, Crosby, Stills & Nash refletiram e atiçaram o tumulto social e político com um country rock combativo; nos anos 1980, 1990 e 2000, suas camadas de melodias e harmonias vocais se tornaram referência para artistas do hardcore ao country pop, em especial no rock alternativo, onde Crosby é reverenciado.

Crosby alternou trabalhos solos e retornos aos grupos originais ao longo da carreira. Entre os maiores sucessos que ele escreveu estão Lady friend, Why e Eight miles high, com os Byrds e Guinnevere, Wooden Ships e Almost cut my hair com Crosby, Stills & Nash.

O primeiro disco, que levava o nome da banda, chegou ao sexto lugar da lista de mais vendidos dos EUA, com 4 milhões de cópias. O álbum seguinte, Déjà vu, já depois da entrada de Neil Young, vendeu 7 milhões de cópias e alcançou o topo das paradas americanas.

Por: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário