GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

O ADEUS AO REI PELÉ

Vela-se um homem, nasce uma lenda: os detalhes do último adeus a Pelé

Nascido em Três Corações-MG, Pelé será velado onde deu os primeiros passos para a glória (Foto: Nelson Almeida/AFP)


Velório do Rei do futebol tem início marcado para segunda-feira (2), em Santos, e terá 24h de duração


Edson Arantes do Nascimento será velado em Santos nesta segunda-feira (2), mas Pelé está eternizado mundo afora. Um homem se despede para nascer uma lenda, maior ainda do que quando o Rei era “um de nós”. O último adeus ao maior jogador de futebol de todos os tempos acontece na Vila Belmiro, a partir das 10h, e o corpo do ídolo foi embalsamado - quando é injetado uma solução de água e formaldeído no intuito de interromper processo de decomposição. 

A cerimônia fúnebre será aberta ao público e certamente levará vários "súditos" ao estádio santista. Além disso, deve durar 24h, com encerramento apenas na manhã desta terça-feira. Na sequência, o corpo passará por cortejo pelas ruas de Santos até o cemitério onde será enterrado, tendo previsão de sepultamento para às 12h. 

Na despedida, o caixão ficará no centro do gramado onde Pelé desfilou tantas vezes sua genialidade, trajando a camisa alvinegra. Haverá uma tenda no campo direcionada a família e ex-companheiros que fizeram história ao lado do Rei no Peixe, e outra para autoridades. O público geral terá acesso à Vila Belmiro por meio dos portões 2 e 3, saindo pelos portões 7 e 8. 

O filho do ex-jogador e atualmente treinador do Londrina, Edinho, se deslocou do Paraná para prestar tributo ao pai. Ele, que também foi atleta - atuava como goleiro e já defendeu o Santos - concedeu entrevista coletiva momentos antes da morte ser confirmada. 

“Agradeço a todos pelas mensagens positivas que a minha família está recebendo nos últimos dias, não estou dando conta de responder a todo mundo , mas tenho certeza que ele (Pelé) e toda a nossa família está recebendo esta energia muito bem”, disse, emocionado. 

Várias personalidades vão à solenidade, como Gianni Infantino, presidente da FIFA, Alejandro Dominguez, da Conmebol, e Ednaldo Rodrigues, da CBF. Através das redes sociais, Infantino se consternou com o ocorrido, além de ressaltar os inúmeros feitos históricos de Pelé nos gramados. "A vida dele (Pelé) é mais do que futebol e tudo que o esporte representa. Ele mudou percepções para melhor no Brasil no mundo todo. Seu legado dentro e fora dos gramados é impossível de ser descrito em palavras", publicou o mandatário. 

O velório terá a presença do recém-empossado presidente Lula (PT), em seu primeiro compromisso oficial como mandatário. Geraldo Alckmin, vice, e santista de coração, idem. A comitiva presidencial aterrissa no Guarujá, cidade vizinha, e de lá seguirá para a Vila. O governador eleito de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), é outro que confirmou a sua ida.

Felipe Holanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário