GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

PESQUISA

Em Pernambuco, confiança do empresário da indústria volta a cair em janeiro

Incertezas políticas estão entre os pontos que contribuíram para o recuo do índice (Agência Brasil/Arquivo)


Divulgado nesta segunda-feira (23), o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de Pernambuco apresentou um recuo de 2,7 pontos no início deste ano. De acordo com a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), em janeiro a percepção atingiu 54,8 pontos, resultado que mantém a confiança no cenário positivo. No entanto, essa é a terceira queda consecutiva do estado. 

Segundo o economista da FIEPE, Cézar Andrade, uma das explicações está no momento de transição de governo, cenário em que a tendência é que o índice apresente alguma oscilação. "Desta vez, não foi diferente. Se analisarmos os dados mais profundamente, observamos que o índice relacionado ao Brasil foi o que mais despencou, na comparação com os dados do Nordeste e de Pernambuco", afirmou. 

No levantamento da FIEPE, o Brasil registrou 48,6 pontos, enquanto o Nordeste chegou aos 52,6 pontos em janeiro deste ano. Em comparação com o mesmo período do ano passado, a conjuntura demonstrava outra realidade. Naquele momento o país pontuava 55,9 pontos e o Nordeste 56,3 pontos, resultados bem acima do quadro otimista. "Isso faz com que os empresários fiquem mais reticentes quanto aos investimentos e observem mais como as pautas prioritárias do setor produtivo vão se desenrolar daqui para a frente", comentou. 

Um dos principais segmentos que puxaram o indicador para baixo foi o índice de 'Condições Atuais', que capta a avaliação dos empresários da indústria sobre a situação corrente dos negócios. Neste mês, ele recuou 3,6 pontos e voltou para o cenário de pessimismo, atingindo 49,8 pontos (abaixo dos 50 pontos). Em comparação com o mesmo período do ano passado, quando marcou 51,6, o índice recuou 1,8 ponto. 

Para Andrade, o ICEI de janeiro é um termômetro do que está acontecendo neste momento com a cadeia produtiva e, no decorrer do ano, esse indicativo pode mudar e apresentar novos rumos para a economia. É o que mostra o Índice de Expectativas dos empresários. 

No acompanhamento dos últimos meses, de maneira geral, tem sido esse indicador que tem elevado a confiança do empresário industrial de Pernambuco, visto que tem permanecido bem acima dos 50 pontos. No mês em questão, no entanto, este índice caiu 1,2 ponto, passando de 59,5 para 58,3 pontos, mas segue acima da linha divisória de 50 pontos, revelando moderação no otimismo dos empresários locais para os próximos seis meses. 

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário