GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

PREVISÃO DO TEMPO

Chuvas até abril em Pernambuco devem ser entre o normal e acima da média, diz Apac

Chuvas no Recife - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco


De acordo com o meteorologista da Apac Thiago do Vale, uma combinação de fatores climáticos contribui para a previsão



O trimestre de fevereiro a abril em Pernambuco deve ter chuvas entre a média e acima da média, segundo previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). O prognóstico vale para todas as regiões do Estado.

De acordo com o meteorologista da Apac Thiago do Vale, uma combinação de fatores climáticos contribui para a previsão.

"As condições do clima ainda mostram o La Niña ativo, porém, desintensificando. Já o Atlântico Tropical está em fase de aquecimento. Essas duas combinações favorecem chuvas em excesso, principalmente no Sertão, onde estamos no período chuvoso, e também pancadas de chuvas no Litoral e na Zona da Mata, que podem ser de formas intensas", detalha Thiago. 

A expectativa é que o La Niña permaneça ativo, ao menos, até março. O fenômeno causa um resfriamento de parte das águas superficiais do Pacífico, o que influencia o ciclo de precipitação e o clima de certas regiões do mundo.

O trimestre de fevereiro a abril é o período chuvoso do Sertão de Pernambuco - em março, segundo a média histórica da Apac, a região registra 133,8 milímetros.

E ainda em abril tem início a quadra chuvosa na Região Metropolitana do Recife, Zona Mata e Agreste do Estado, época do ano, que segue até julho, de maior quantidade de chuvas. 

Veja as médias para fevereiro, março e abril:

Fevereiro
RMR - 122,9 mm
Mata - 81,0 mm
Agreste - 57,2 mm
Sertão - 92,3 mm

Março
RMR - 212,2 mm
Mata - 128,2 mm
Agreste - 90,6 mm
Sertão - 133,8 mm

Abril

RMR - 269,2 mm
Mata - 159,6 mm
Agreste - 103,0 mm
Sertão - 99,2 mm

A previsão climática sazonal para o período entre fevereiro e abril de 2023, diz a Apac, foi baseada nos resultados de modelos numéricos de previsão climática para o trimestre. A agência também analisou os campos globais dos oceanos Pacifico Equatorial e Atlântico Tropical, assim como da atmosfera global.

Por Fabio Nóbrega

Nenhum comentário:

Postar um comentário