GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

PRISÃO PARA O DITADOR COMUNISTA

Oposição aciona órgão do governo americano para prender Maduro na Argentina



A presidente do partido de centro-direita argentino Proposta Republicana (Propuesta Republicana), Patricia Bullrich, fez uma apresentação neste domingo (22) ao Drug Control Administration (DEA), órgão do governo americano que atua no combate ao tráfico de drogas, para pedir a prisão de Nicolás Maduro. O ditador venezuelano deve chegar na Argentina na próxima terça-feira (24) para participar da Cúpula da CELAC.

Estou firmemente convencida de que é fundamental colocar em funcionamento os mecanismos legais que tornem efetiva a detenção de Maduro , não apenas pelo que está estabelecido no Estatuto de Roma, que considera que os crimes contra a humanidade têm jurisdição internacional, mas também acredito que o A justiça argentina tem que dar um sinal claro que imponha limites a essas tentativas de transformar nosso país em um refúgio no futuro imediato, do pior da política antidemocrática regional”, disse a parlamentar de oposição ao Diario Mdz.

A cúpula da Celac reúne 33 países latino-americanas e caribenhos e será realizada na capital argentina, em Buenos Aires. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou presença no evento. Em janeiro de 2020, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) havia formalizado a saída do Brasil da Celac.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a convidar Nicolás Maduro para participar da cerimônia de sua posse, mas o seu comparecimento enfrentou dificuldades, que levou Maduro a desistir de vir ao Brasil. 

O governo dos Estados Unidos oferece US$ 15 milhões como recompensa por informações que levem à prisão do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

O Departamento de Justiça dos EUA acusou Maduro de narcoterrorismo, lavagem de dinheiro e corrupção.

Na apresentação, Bullrich afirmou que para a Argentina “é muito importante lutar contra os políticos envolvidos em organizações criminosas; Esta colaboração é para o bem de nossas democracias.” A líder da oposição também se comunicou por meio de seus colaboradores com a embaixada dos Estados Unidos para relatar esse pedido.

“Se um argentino denuncia que uma pessoa procurada nos Estados Unidos está aqui, os escritórios da DEA na Argentina podem operar em relação à prisão da pessoa que tem um pedido de captura, para ser extraditado para os Estados Unidos .Unidos ”.

“O acordo que temos com os Estados Unidos sobre cooperação criminal em casos de detidos, informações, pessoas com pedidos de extradição… É um acordo bilateral, assinado em 1998, que, por exemplo, hoje é detido o avião venezuelano que veio uma tripulação iraniana. Por isso estamos trabalhando para que essa informação chegue a outros organismos, como a OEA, que também é signatária dessa denúncia”, explicou o titular do PRO na rádio Rivadavia. E concluiu: “ Direitos humanos não têm ideologia. E não porque você é um ditador de esquerda , você não pode respeitá-los.

Gazeta Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário